Sumários
PCR - preparação
3 Novembro 2023, 14:00 • Marta Sousa Silva
PCR - princípios básicos, preparação da reação, desenho de primers
PCR - preparação
3 Novembro 2023, 08:00 • Marta Sousa Silva
PCR - princípios básicos, preparação da reação, desenho de primers
Microscopia Resultados
2 Novembro 2023, 14:00 • Federico Herrera Garcia
Analisamos as imagens com um software livre amplamente utilizado na comunidade de microscopia, denominado FIJI ou ImageJ. Os alunos instalaram esse programa nos seus computadores e aprenderam: 1) como abrir e processar uma imagem para análises morfológicas e quantitativas; 2) como analisar a morfologia das células e organelas; 3) como quantificar a intensidade de fluorescência de células e organelas; 4) como preparar uma imagem representativa, incluindo uma barra de escala e mudando as cores da imagem para atingir uma maior qualidade. Os procedimentos e outros detalhes técnicos foram definidos em vários documentos enviados para o Moodle e Fenix antes das aulas e estavam disponíveis ao longo do semestre. Esses documentos foram atualizados e refinados quando os alunos se familiarizaram com os procedimentos e começaram a fazer perguntas relevantes.
Os alunos tiraram pelo menos 10 imagens em 10 campos diferentes para cada grupo experimental, adquirindo os 2 espectros correspondentes (azul / verde ou azul / vermelho). Foram advertidos que deviam analisar pelo menos 3 fotos com um mínimo de 100-200 células em total para cada coloração. Falamos brevemente do tipo de apresentação de resultados e análise estadístico que deviam realizar.
No final da aula, os alunos devem obter controle suficiente do software de análise de imagem para produzir resultados prontos para publicação, de alta qualidade.
Microscopia Resultados
2 Novembro 2023, 08:00 • Federico Herrera Garcia
Analisamos as imagens com um software livre amplamente utilizado na comunidade de microscopia, denominado FIJI ou ImageJ. Os alunos instalaram esse programa nos seus computadores e aprenderam: 1) como abrir e processar uma imagem para análises morfológicas e quantitativas; 2) como analisar a morfologia das células e organelas; 3) como quantificar a intensidade de fluorescência de células e organelas; 4) como preparar uma imagem representativa, incluindo uma barra de escala e mudando as cores da imagem para atingir uma maior qualidade. Os procedimentos e outros detalhes técnicos foram definidos em vários documentos enviados para o Moodle e Fenix antes das aulas e estavam disponíveis ao longo do semestre. Esses documentos foram atualizados e refinados quando os alunos se familiarizaram com os procedimentos e começaram a fazer perguntas relevantes.
Os alunos tiraram pelo menos 10 imagens em 10 campos diferentes para cada grupo experimental, adquirindo os 2 espectros correspondentes (azul / verde ou azul / vermelho). Foram advertidos que deviam analisar pelo menos 3 fotos com um mínimo de 100-200 células em total para cada coloração. Falamos brevemente do tipo de apresentação de resultados e análise estadístico que deviam realizar.
No final da aula, os alunos devem obter controle suficiente do software de análise de imagem para produzir resultados prontos para publicação, de alta qualidade.
Microscopia Resultados
27 Outubro 2023, 14:00 • Federico Herrera Garcia
Analisamos as imagens com um software livre amplamente utilizado na comunidade de microscopia, denominado FIJI ou ImageJ. Os alunos instalaram esse programa nos seus computadores e aprenderam: 1) como abrir e processar uma imagem para análises morfológicas e quantitativas; 2) como analisar a morfologia das células e organelas; 3) como quantificar a intensidade de fluorescência de células e organelas; 4) como preparar uma imagem representativa, incluindo uma barra de escala e mudando as cores da imagem para atingir uma maior qualidade. Os procedimentos e outros detalhes técnicos foram definidos em vários documentos enviados para o Moodle e Fenix antes das aulas e estavam disponíveis ao longo do semestre. Esses documentos foram atualizados e refinados quando os alunos se familiarizaram com os procedimentos e começaram a fazer perguntas relevantes.
Os alunos tiraram pelo menos 10 imagens em 10 campos diferentes para cada grupo experimental, adquirindo os 2 espectros correspondentes (azul / verde ou azul / vermelho). Foram advertidos que deviam analisar pelo menos 3 fotos com um mínimo de 100-200 células em total para cada coloração. Falamos brevemente do tipo de apresentação de resultados e análise estadístico que deviam realizar.
No final da aula, os alunos devem obter controle suficiente do software de análise de imagem para produzir resultados prontos para publicação, de alta qualidade.