Análise informático de imagens de fluorescência obtidas de amostras de leveduras vivas

10 Novembro 2022, 08:00 Federico Herrera Garcia

Analisamos as imagens com um software livre amplamente utilizado na comunidade de microscopia, denominado FIJI ou ImageJ. Os alunos instalaram esse programa nos seus computadores e aprenderam: 1) como abrir e processar uma imagem para análises morfológicas e quantitativas; 2) como analisar a morfologia das células e organelas; 3) como quantificar a intensidade de fluorescência de células e organelas; 4) como preparar uma imagem representativa, incluindo uma barra de escala e mudando as cores da imagem para atingir uma maior qualidade. Os procedimentos e outros detalhes técnicos foram definidos em vários documentos enviados para o Moodle e Fenix ​​antes das aulas e estavam disponíveis ao longo do semestre. Esses documentos foram atualizados e refinados quando os alunos se familiarizaram com os procedimentos e começaram a fazer perguntas relevantes. 
Os alunos tiraram pelo menos 10 imagens em 10 campos diferentes para cada grupo experimental, adquirindo os 2 espectros correspondentes (azul / verde ou azul / vermelho). Foram advertidos que deviam analisar pelo menos 3 fotos com um mínimo de 100-200 células em total para cada coloração. Falamos brevemente do tipo de apresentação de resultados e análise estadístico que deviam realizar.
No final da aula, os alunos devem obter controle suficiente do software de análise de imagem para produzir resultados prontos para publicação, de alta qualidade.