Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Os objectivos da unidade curricular são essencialmente de dois tipos: formação de nível avançado na área de Genómica, a promoção da aquisição de competencias na formulação de questões científicas e a aprendizagem de técnicas de apresentação e divulgação de resultados. As metodologias de ensino desenvolvidas no curso procuram atingir estes dois tipos de objectivos. O primeiro objectivo é atingido atrávez de um conjunto de técnicas explicativas orais apoiadas em suportes digitais multimédia. Esta metodologia é tornada interactiva pela próprio conteudo do material de apoio e da técnica explicativa que requer a participação dos alunos em passos criticos do processo de transmissão de infromação. Esta metodologia é aplicada a um leque abrangante de temáticas de acordo com os objectivos programáticos da unidade curricular. As aulas teórico-praticas decorrem em salas dotadas de computadores, é administrado um ensino em que são aplicadas metodologias que tiram o máximo partido das capacidades pedagógicas do equipamento informático disponivel. O ensino em que os alunos tentam individualmente aprender a resolver exercícios selecionados pelo docente permite a operacionalização dos conhecimentos aprendidos nas aulas teóricas. Igualmente os alunos são incentivados e apoiados a analisar e interpretar dados de experiências de evolução em tempo real e a realizar leituras criticas de artigos científico individual. Estas metodologias promovem no aluno a curiosidade e a descoberta/implementação do processo/método científico e da subsequente capacidade de se questionar não só sobre os resultados atingido como sobre as singularidades expostas e a consequente formulação de novas questões a serm formulados num enquadramento de metodologia científica. A leitura e critica de artigos científicos, inicialmente de forma individual pelos alunos em tempo de trabalho preparatório da aula e no tempo lectivo atravez de uma leitura acompanhada e comentada colectiva, tem ainda a aplicação de permitir ao aluno constactar, aquando da leitura individual e aplicar no periodo de leitura comentada, formas eficientes de expressão, apresentação e divulgação da actividade científica. Por último os seminários individuais promovem adicionalmente as técncias de divulgação e apresentação de resultados científicos, tão necessários ao leque de competencias dos alunos de ciências contemporaneos.