Sumários

Aula 18 - T

16 Novembro 2021, 15:00 Lisete Maria Ribeiro de Sousa

Variável fulcral para a diferença de valores médios de amostras emparelhadas gaussianas.

Variável fulcral para a diferença dos valores médios em grandes amostras de populações não gaussianas. Variável fulcral para a diferença de valores médios em grandes amostras de populações não gaussianas; casos especiais da Binomial e da Poisson.

Construção de intervalos de confiança para o valor médio em populações gaussianas com variância conhecida.

Construção de intervalos de confiança para os seguintes cenários: 1) diferença de valores médios de amostras emparelhadas; 2) diferença dos valores médios em grandes amostras de populações não gaussianas; casos especiais da Binomial e da Poisson. Construção de intervalos de confiança para a variância.


Aula TP10

15 Novembro 2021, 18:00 Eunice Carrasquinha

Introdução ao Teorema Limite Central.

Resolução dos Ex. 31 e 32.


TP14 - Aula 9

11 Novembro 2021, 16:30 Maria Fernanda Nunes Diamantino

Resolução dos exercícios 27, 28 e 29 do conjunto de exercícios da unidade curricular.

TPC: 30, 31, 32


Aula 17 - T

11 Novembro 2021, 15:00 Lisete Maria Ribeiro de Sousa

Introdução à Inferência Estatística - Motivação. Estimação pontual. Definição de estimador. Propriedades do estimador- Estimador centrado e consistente. Breve conversa sobre métodos de estimação. Introdução à estimação intervalar.

Variável fulcral - definição e construção. Sua relação com a estimação intervalar. Distribuição dos momentos da gaussiana.

Variável fulcral para a inferência sobre o valor médio de uma população gaussiana com: variância conhecida e desconhecida.

Variável fulcral para inferência sobre a variância de uma população gaussiana. A distribuição de qui-quadrado.

Variável fulcral para inferência sobre diferença de valores médios em populações gaussianas in   dependentes com variâncias conhecidas ou desconhecidas, iguais ou diferentes.


9ª Aula

10 Novembro 2021, 17:00 Patrícia Cortés de Zea Bermudez

Exercícios 27, 28 e 29 (a) e parte da alínea (b) - obtenção da disttribuição da v.a. que representa o peso de um fardo de 20 kg.