Sumários
Bioinformática e bases de dados 2: elaboração de trabalhos baseados na análise de dados TCGA.
23 Outubro 2025, 16:30 • Nuno Almeida Saraiva
Continuação da realização de exercícios de utilização das plataformas de análise de dados TCGA (e outras) e da preparação de trabalho para a apresentação/discussão. Expressão de mRNA vs expressão de proteína. Gene ontology, heat maps e bubble plots.
Vias de sinalização no cancro.
16 Outubro 2025, 18:00 • Nuno Almeida Saraiva
Conceitos básicos sobre vias de sinalização celular: tipos de sinais/estímulos, receção de sinal, transdução de sinal e resposta celular. Consequências da mutação ou alteração do nível de expressão de proteínas envolvidas em vias de sinalização. Principais vias de sinalização desreguladas no cancro e suas consequências. Interligação com os hallmarks of cancer.
Elaboração de trabalho.
16 Outubro 2025, 16:30 • Nuno Almeida Saraiva
Escolha de artigos para o trabalho a apresentar pelos alunos. Trabalho em grupo orientado pelo docente para criar a estrutura geral do trabalho. Definição da estratégia de interligação da apresentação do artigo escolhido com o trabalho de exploração de dados de bioinformática de amostras de tumores. Discussão sobre a “qualidade” de um artigo ou revista científica e formas possíveis de a avaliar. Conceito de “Journal impact factor” e de classificação em quartil de revistas científicas.
Proliferação, sobrevivência e morte celular.
9 Outubro 2025, 18:00 • Nuno Almeida Saraiva
Conceitos básicos do ciclo celular (CDKs e ciclinas, checkpoints, etc.) e desregulação desse processo. O cancro enquanto processo evolutivo: heterogeneidade genética dos tumores, resistência à terapêutica, aquisição/alteração das propriedades das células tumorais. Instabilidade genómica: origem e impacto na progressão do cancro.
Introdução à epidemiologia do cancro.
9 Outubro 2025, 16:30 • Nuno Almeida Saraiva
Plataforma Globocan como fonte de dados de epidemiologia do cancro. Conceitos de mortalidade e incidência. Exercícios executados na plataforma Globocan.