Sumários

Vias de transdução de sinal em cancro

7 Março 2022, 11:00 Carla Alexandra Mendes Lopes

Definição do cancro: tumores benignos e malignos. Conceitos básicos de vias de transdução de sinal e seus componentes. As vias de transdução de sinal em contexto fisiológico e patológico (cancro). Exemplos de vias de transdução de sinal frequentemente alteradas em cancro. Estratégias terapêuticas e resistência. Seminário: “Vias de transdução de sinal em cancro – gliomas e melanomas”.


Ciclo celular e o cancro

7 Março 2022, 09:00 Carla Alexandra Mendes Lopes

Conceitos básicos da célula e da divisão celular: fases do ciclo celular, reguladores do ciclo celular (ciclinas e CDKs) e seus mecanismos de acção, a progressão do ciclo celular e os seus pontos de controlo (“checkpoints”). Perspectiva histórica da descoberta dos componentes chave do ciclo celular e o conceito de checkpoints. Checkpoints do ciclo celular e de danos no DNA. Seminário: “Os centrossomas e o cancro”.


Evolução e o cancro

21 Fevereiro 2022, 11:00 Carla Alexandra Mendes Lopes

Conceitos básicos de evolução. Dois processos evolutivos em conflito. Selecção germinal versus selecção no soma. Acumulação de mutações e pleiotropia antagónica. O paradoxo de Peto. Origem clonal do cancro e a evolução intra-tumoral. Factores que influenciam a evolução intra-tumoral. Taxa, mecanismo e efeito de distribuição das mutações. A instabilidade genómica e a progressão tumoral. Selecção e interferência clonal no cancro. Seminário: “O cancro enquanto processo evolutivo”.


Introdução à disciplina

21 Fevereiro 2022, 09:00 Carla Alexandra Mendes Lopes

Introdução aos objectivos, método de ensino, conteúdo e formas de avaliação da disciplina. Apresentação do calendário e dos temas abordados em cada aula/seminário.

Introdução à biologia molecular e celular do cancro. Definição do cancro. Definição de conceitos básicos: tumor, cancro, neoplasia, tumor benigno, tumor maligno, tumores sólidos e líquidos. Factores de risco. Conceitos básicos da biologia do cancro, incluindo mutações, oncogenes e genes supressores de tumors. O cancro como processo evolutivo e a heterogeneidade do cancro. Introdução às características gerais do cancro (“hallmarks of cancer”): aumento da proliferação, redução da morte celular por apoptose, bloqueio/reverter da diferenciação, imortalização, instabilidade genómica, alteração do metabolismo celular, angiogénese, processo de invasão e metastização. Conceitos de robustez e heterogeneidade e a sua implicação na resistência a terapias.