Atualização de informação referente a Biologia Microbiana
18 Março 2020, 10:10 • Rogério Tenreiro
Caros alunos
Tendo em conta:
(i) as alterações ocorridas após 12 de março que preveem, pelo menos, um prolongamento do período de suspensão de aulas presenciais até ao final das férias da Páscoa (14 de abril);
(ii) as indicações do Conselho Pedagógico da FCUL no sentido de encorajar o estudo autónomo, o uso de mecanismos de autoavaliação de conhecimentos e de sistemas de comunicação interativa, nomeadamente da ferramenta Colibri/Zoom;
torna-se necessário readaptar o plano da disciplina de Biologia Microbiana. Assim:
(i) nas semanas 5 e 6 do plano inicial (16 de março a 29 de março) devem efetuar o vosso estudo autónomo do tema BCP (Biologia da Célula Procariota); e
(ii) nas semanas 7 e 8 (30 de março a 12 de abril) devem efetuar o vosso estudo autónomo do tema NMM (Nutrição e Metabolismo Microbiano).
Para além do material de suporte disponibilizado desde o dia 6 de fevereiro (pdfs de apresentações de todas as aulas teóricas, programa analítico, e indicação específica da bibliografia a utilizar para cada tema), disponibilizei ontem na plataforma Fénix:
(i) os capítulos da 15ª edição do livro "Brock Biology of Microorganisms" que estão referenciados para cada tema na listagem de bibliografia da disciplina e que vos permitem efetuar o estudo autónomo;
(ii) os capítulos da 1ª edição do livro "Microbial Life" que estão referenciados como bibliografia principal para os temas DVM (Diversidade Microbiana - parte Virus) e IMH (Interação Microrganismo-Hospedeiro).
Notem que, na maior parte destes capítulos, existem "Miniquizes" que podem usar como mecanismos de auto-avaliação e, no final, uma "Chapter Review" que, além de um sumário dos pontos essenciais, inclui questões de auto-avaliação, questões de aplicação e um glossário dos termos mais relevantes.
Relativamente a aulas online através da plataforma Zoom/Colibri, realizarei hoje uma sessão no horário da aula teórica (cujo link já vos foi enviado) fundamentalmente para vos dar indicações sobre esta nova metodologia de funcionamento.
As sessões a agendar posteriormente (no horário do curso teórico/teórico-prático) serão direcionadas para discussão de dúvidas e, se necessário, esclarecimento de tópicos mais complexos.
No que diz respeito ao curso prático e ao processo de avaliação é necessário aguardar pela reposição do sistema de aulas presenciais e só então poderemos tomar decisões sobre o assunto. No entanto, considero que não deve manter-se o sistema de avaliação periódica, efetuando-se apenas os exames finais.
Bom estudo e mantenham-se em segurança, cumprindo todas as regras que minimizem a propagação do SARS-CoV-2.
Cumprimentos cordiais.
Rogério Tenreiro