Sumários
Processamento de RNAs: mRNAs Eucariotas
28 Outubro 2024, 16:00 • Margarida Henriques da Gama Carvalho
Da transcrição à molécula de RNA madura: processamento do RNA. Processamento do pré-mRNA (transcrito primário) a mRNA. O “cap” de 7mG: função e formação. Processo de splicing: etapas, sequências consenso, o spliceosoma, fatores reguladores de splicing. Mecanismos de reconhecimento dos locais de splicing 5’ e 3’. Splicing alternativo, papel da cromatina e RNAs circulares.
Dia da Investigação
22 Outubro 2024, 11:30 • Margarida Henriques da Gama Carvalho
Dispensa oficial de aulas
Regulação da Transcrição em Eucariotas
21 Outubro 2024, 16:00 • Margarida Henriques da Gama Carvalho
Classes de genes e regulação transcricional em eucariotas. Papel das sequências e proteínas reguladoras na expressão génica diferencial. Remodelação da cromatina como ponto chave de controlo da transcrição. Complexos remodeladores, acetilação/desacetilação das histonas e metilação: modificações epigenéticas. Ilhas CpG. Metilação do DNA e formação de heterocromatina. Reguladores transcricionais: famílias e domínios estruturais. Mecanismos de ação de ativadores e repressores.
Transcrição em Eucariotas
15 Outubro 2024, 11:30 • Margarida Henriques da Gama Carvalho
Isolamento da atividade RNA polimerase em células eucariotas e descoberta das RNA Polimerases I a III. Perfil de RNAs e de atividade das RNA polimerases de células eucarióticas. Estrutura das RNA polimerases eucarióticas. Transcrição pela RNA polimerase I: estrutura do promotor e mecanismos de recrutamento. Função celular do nucléolo. Transcrição pela RNA polimerase II: diferentes tipos de promotor e mecanismos de recrutamento e iniciação. Fatores de transcrição basal, ativadores, co-ativadores e repressores. Papel do complexo mediador e enhancers.
Regulação da Transcrição em Procariotas
14 Outubro 2024, 16:00 • Margarida Henriques da Gama Carvalho
Definição de transcrição. Onde se inicia a transcrição: promotor, operador, sequências consenso, mecanismos de sliding e transferência intra e inter-segmento. Importância da regulação transcricional. Mecanismos positivos e negativos de regulação. Regulação por produtos ou substratos: genes indutíveis e genes reprimíveis. Organização do genoma procariótico em operões e os mRNAs policistrónicos. O operão lac como exemplo de regulação negativa indutível e repressão catabólica. O operão do triptofano como exemplo de repressão negativa e atenuação transcricional.