Métodos de Ensino e Avaliação
Estrutura temática modular, articulando abordagens teóricas, teórico-práticas e análise de campo, convergentes no objectivo de demonstrar a importância de conhecer a natureza e a dinâmica multiscala dos sistemas que definem a arquitectura das bacias sedimentares. Os módulos têm desenvolvimentos diferenciais e, para além da exposição das temáticas principais pelos docentes, incluem trabalho autónomo/orientado por parte dos alunos, em especial e de forma mais aprofundada no regime tutorial. As saídas de campo são parte integrante da disciplina. Avaliação: Em regime de funcionamento normal: dois trabalhos em formato científico, sendo 1) Um individual relativo a temas relacionados com a matéria teórica leccionada; ponderação 60% para a nota final; 2) Um de grupo relativo a temas relacionados com as abordagens teórico-práticas e/ou de campo; ponderação 40% para a nota final. No regime tutorial: definem-se 3 conjuntos, sendo 1) Selecção por cada um dos alunos de um dos temas gerais leccionado, para aprofundamento, com preparação autónoma (com orientação) e apresentação perante os colegas e docentes (apresentação oral de 15-20’ e resumo prévio de 1 página) – 30%; 2) Análise comparativa de 2 artigos científicos publicados em revistas indexadas, indicados pelos docentes, realizada autonomamente (com orientação) e expressão dessa análise em trabalho com c. de 10 páginas )- 40%; 3) Elaboração por cada um dos alunos de uma proposta de guia de excursão, com base na(s) saída(s) realizadas (extensão c..15 páginas) – 30%. A aprovação em cada componente é obrigatória para ponderação da nota e aprovação final na disciplina.