Programa
Biologia Vegetal
Curso Livre em MINOR - Alunos Externos
Licenciatura Bolonha em Geologia
Licenciatura Bolonha em Química
Licenciatura Bolonha em Química Tecnológica
Licenciatura Bolonha em Biologia
Licenciatura Bolonha em Bioquímica
Licenciatura Bolonha em Estatística Aplicada
Licenciatura Bolonha em Matemática
Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada
Licenciatura Bolonha em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica
Programa
Na generalidade, o programa engloba duas grandes áreas que se complementam: i) A diversidade taxonómica, a qual permite aprofundar os conhecimentos acerca dos principais grupos de organismos fotossintéticos, cianobactérias, eucariotas unicelulares e plantas; ii) Os aspetos evolutivos e a interação com outros grupos de organismos abordando-se: as afinidades filogenéticas entre os principais grupos e os aspetos relacionados com a sua evolução e adaptação; as condicionantes ambientais determinantes no estabelecimento e diversificação das comunidades vegetais. Programa Teórico resumido: 1. Vida pré-oxigénio. Fotossíntese oxigénica. Cianobactérias. Endossimbioses e plastos das algas. Diversidade dos eucariotas fotossintéticos. Algas verdes e terrestrialização 2. A colonização do meio terrestre. Os briófitos. O aparecimento das primeiras plantas terrestres no registo fóssil. Estratégias de vida e reprodução das plantas terrestres. 3. Filogenia das plantas vasculares sem semente. Plantas Vasculares sem semente: os Licófitas e os Monilófita.Estrutura e função dos tecidos da raíz, caule e folhas 4.Evolução e diversificação das plantas vasculares com semente: As Progimnospérmicas e as Gimnospérmicas 5. As Angiospérmicas: Evolução e diversificação. A flor e a polinização, o fruto. Significado adaptativo. 6. A biodiversidade: principais ameaças e a sua conservação Programa Prático resumido: A componente prática permite a aquisição de conhecimentos acerca dos diferentes grupos taxonómicos incluindo micro e macrogalgas. Plantas terrestres não vasculares e plantas vasculares sem flor e com flor, tendo presente os aspetos evolutivos e a integração progressiva dos conhecimentos. Os alunos estudam material vivo de todos os grupos taxonómicos. As observações efetuadas envolvem a preparação dos diversos materiais, de acordo com protocolos específicos e a observação à lupa ou ao microscópio ótico.