1ª semana
13 Fev – Apresentação do programa, bibliografia e avaliação
15 Fev (T) – A História da Ciência enquanto disciplina histórica. Correntes historiográficas mais significativas. A perspectiva “internalista” e a “externalista”. O conceito de «Revolução Científica». A importância da história da ciência no âmbito mais geral da história da cultura. Link para PDF com a aula
3ª semana
2ª semana
20 Fev (TP) – Leitura e análise de textos de complemento à aula teórica. Excertos de T. S. Kuhn (1962) A Estrutura das Revoluções Científicas. PPT
22 Fev (T) – A Ciência do Mundo Antigo: A Filosofia Natural
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 2
3ª semana
27 Fev (TP) – Não há aula. Férias de Carnaval
1 Mar (T) – A Ciência no Mundo Antigo: A matemática e astronomia
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 2 (finalização)
4ª semana
6 Mar (TP) – Leitura e análise de excertos de Kirk, Raven e Schofield (1983) Os filósofos Pré Socráticos.
8 Mar (T) – A transmissão da ciência antiga na Europa
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 4
5ª semana
13 Mar (TP) – Leitura e análise de excertos de Jacques le Goff (1957) Os intelectuais na Idade Média e de Tratado da Esfera de João de Sacrobosco, traduzido para português por Pedro Nunes (1537).
15 Mar (T) – Prelúdios e precursores de uma revolução. Renascimento e Humanismo
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulos 5 e 6
6ª semana
20 Mar (TP) – Leitura e análise de excertos do catálogo da exposição «360º Ciência Descoberta», de 2013. Instrumentos científicos e cultura artesanal.
22 Mar (T) – Inovando num quadro tradicional. O heliocentrismo de Copérnico
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 7
7ª semana
27 Mar (TP) – Leitura e análise dos para-textos de Copérnico (1543) De revolutionibus orbium coelestium: «Ao leitor sobre as hipóteses desta obra», «Carta de Nicolau de Schönberg» e «Prefácio». Contextos de produção e recepção do livro. 29 Mar (T) – Novidades astronómicas: Copérnico (finalização) e Tycho Brahe e Kepler
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 7 (finalização)
8ª semana
3 Abr (T) – Novidades astronómicas: Kepler
5 Abr (T) – Galileu: as descobertas telescópicas
9ª semana
10 Abr (TP) – Leitura e análise de excertos de: «Sidereus Nuncius», de 1610; «Carta a Castelli», de 1613 e «Carta à Duquesa Cristina», de 1615.
12 Abr (T) – Não há aula. Férias da Páscoa
10ª semana
17 Abr (TP) – Não há aula. Férias da Páscoa
19 Abr (T) – Não há aula. Dia de Ciências
11ª semana
24 Abr – Avaliação. Primeiro Teste Obrigatório
26 Abr (T) – Galileu: o “caso”
12ª semana
1 Mai (TP) – Não há aulas. Feriado
3 Mai (T) – Galileu: Uma Ciência “nova”
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 8
13ª semana
8 Mai (TP) – Leitura e análise de documentos relativos ao caso Galileu. Historiografia e múltiplos Galileus
10 Mai (T) – Uma Revolução? Bacon, Descartes e institucionalização da ciência
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 8 (finalização)
14ª semana
15 Mai (TP) – Leitura e análise de textos de complemento à aula teórica Uma Revolução? Bacon, Descartes e institucionalização da ciência, incluindo artigos de S. 5 Shapin, “Boyle’s House of Experiment” e S. Schaffer, S. Shapin, “Making Experimental Knowledge”
17 Mai (T) – Newton e o mundo newtoniano
15ª semana
22 Mai (TP) – Leitura e análise de textos de complemento à aula teórica Newton e o mundo newtoniano, incluindo prefácio ao Principia de Newton e Betty Jo Dobbs, “Newton: Philosopher by Fire”
24 Mai (T) – Balanço Final. Discussão das mais recentes tendências historiográficas acerca da Revolução Científica.
16ª semana
29 Mai – Avaliação. Segundo Teste Obrigatório
Anexos
- Bacon, Descartes e Newton .pdf
- TP (8Maio) Multiplos Galileus Historiografia 2017.pdf
- ACAR8_ Caso Galileu.pdf
- ACAR TP CARTA de CASTELLI a Galileu 1613.pdf
- ACAR7 Galileu.pdf
- Aula 22Mar
- Aula 20Mar
- Aula 8Mar
- Aula 1Mar
- Aula 22Fev
- Aula 20Fev
- Aula 15Fev Historiografia das Ciências e o conceito «Revolução Científica»