1ª semana 

13 Fev – Apresentação do programa, bibliografia e avaliação 
15 Fev (T) – A História da Ciência enquanto disciplina histórica. Correntes historiográficas mais significativas. A perspectiva “internalista” e a “externalista”. O conceito de «Revolução Científica». A importância da história da ciência no âmbito mais geral da história da cultura. Link para PDF com a aula

2ª semana 
20 Fev (TP) – Leitura e análise de textos de complemento à aula teórica. Excertos de T. S. Kuhn (1962) A Estrutura das Revoluções Científicas. PPT
22 Fev (T) – A Ciência do Mundo Antigo: A Filosofia Natural 
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 2 


3ª semana 
27 Fev (TP) – Não há aula. Férias de Carnaval 
1 Mar (T) – A Ciência no Mundo Antigo: A matemática e astronomia 
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 2 (finalização) 

4ª semana 
6 Mar (TP) – Leitura e análise de excertos de Kirk, Raven e Schofield (1983) Os filósofos Pré Socráticos. 
8 Mar (T) – A transmissão da ciência antiga na Europa 
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 4 

5ª semana 
13 Mar (TP) – Leitura e análise de excertos de Jacques le Goff (1957) Os intelectuais na Idade Média e de Tratado da Esfera de João de Sacrobosco, traduzido para português por Pedro Nunes (1537). 
15 Mar (T) – Prelúdios e precursores de uma revolução. Renascimento e Humanismo
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulos 5 e 6 

6ª semana 
20 Mar (TP) – Leitura e análise de excertos do catálogo da exposição «360º Ciência Descoberta», de 2013. Instrumentos científicos e cultura artesanal. 
22 Mar (T) – Inovando num quadro tradicional. O heliocentrismo de Copérnico 
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 7 

7ª semana 
27 Mar (TP) – Leitura e análise dos para-textos de Copérnico (1543) De revolutionibus orbium coelestium: «Ao leitor sobre as hipóteses desta obra», «Carta de Nicolau de Schönberg» e «Prefácio». Contextos de produção e recepção do livro. 29 Mar (T) – Novidades astronómicas: Copérnico (finalização) e Tycho Brahe e Kepler 
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 7 (finalização) 

8ª semana 
3 Abr (T) – Novidades astronómicas: Kepler 
5 Abr (T) – Galileu: as descobertas telescópicas 

9ª semana 
10 Abr (TP) – Leitura e análise de excertos de: «Sidereus Nuncius», de 1610; «Carta a Castelli», de 1613 e «Carta à Duquesa Cristina», de 1615. 
12 Abr (T) – Não há aula. Férias da Páscoa 

10ª semana 
17 Abr (TP) – Não há aula. Férias da Páscoa 
19 Abr (T) – Não há aula. Dia de Ciências 

11ª semana 
24 Abr – Avaliação. Primeiro Teste Obrigatório 
26 Abr (T) – Galileu: o “caso” 

12ª semana 
1 Mai (TP) – Não há aulas. Feriado 
3 Mai (T) – Galileu: Uma Ciência “nova” 
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 8 

13ª semana 
8 Mai (TP) – Leitura e análise de documentos relativos ao caso Galileu. Historiografia e múltiplos Galileus 
10 Mai (T) – Uma Revolução? Bacon, Descartes e institucionalização da ciência 
Leitura obrigatória: Gingras et al. Do Escriba ao Sábio. Capítulo 8 (finalização) 

14ª semana 
15 Mai (TP) – Leitura e análise de textos de complemento à aula teórica Uma Revolução? Bacon, Descartes e institucionalização da ciência, incluindo artigos de S. 5 Shapin, “Boyle’s House of Experiment” e S. Schaffer, S. Shapin, “Making Experimental Knowledge” 
17 Mai (T) – Newton e o mundo newtoniano 

15ª semana 
22 Mai (TP) – Leitura e análise de textos de complemento à aula teórica Newton e o mundo newtoniano, incluindo prefácio ao Principia de Newton e Betty Jo Dobbs, “Newton: Philosopher by Fire” 
24 Mai (T) – Balanço Final. Discussão das mais recentes tendências historiográficas acerca da Revolução Científica. 

16ª semana 
29 Mai – Avaliação. Segundo Teste Obrigatório 

Anexos