Sumários

Realização de teste

26 Maio 2022, 15:00 Ana Duarte Rodrigues

Realização de teste.


Revisões

24 Maio 2022, 15:00 Ana Duarte Rodrigues

Revisões da matéria dada.


A reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755

19 Maio 2022, 15:00 Ana Duarte Rodrigues

Os sistemas construtivos revolucionários em Lisboa nomeadamente no pós-terramoto - a modernidade em termos de urbanismo proposta por Sebastião de Carvalho e Melo, Manuel da Maia e Eugénio dos Santos, mas também a novidade da construção anti-sísmica, com o sistema de gaiola. Neste módulo, se em vez de uma semana fossem duas, a aula prática poderia ser dedicada à análise das 233 medidas tomadas por Sebastião de Carvalho e Melo nos primeiros três meses a seguir ao terramoto (ainda hoje há poucas ONGs que consigam competir com este grau de eficácia, quando se dão desastres naturais daquela magnitude).


Contextualização do século XVIII

17 Maio 2022, 15:00 Ana Duarte Rodrigues

Realização de Inquérito para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa no âmbito do projeto ES+Saúde, coordenado pelo Prof. Doutor Pedro Alcântara da Silva do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O trabalho de campo é da responsabilidade da GfK, empresa a que pertence o entrevistador que se deslocou à unidade curricular em questão.

Introdução ao Século XVIII. As principais obras de D. João V.
Apresentação de trabalhos dos alunos.


Sistemas hidráulicos e gestão da água dos séculos XII ao XVIII

12 Maio 2022, 15:00 Ana Duarte Rodrigues

Os sistemas hidráulicos antigos na longa duração, começando com a expertise desenvolvida no al-Andalus em que explico a construção dos canais em declive que permitiu a irrigação dos campos, o que aliado à construção intensiva de poços e noras, permitiu aquilo que alguns historiadores já chamaram da "green revolution" medieval. Este conhecimento foi incorporado na Península Ibérica e manteve-se em uso em algumas regiões até ao início do século XX, como no Algarve. Paralelamente a estes avanços da gestão da água nos campos, verifica-se a construção de infraestruturas nos palácios (com alguma extensão na Lisboa do século XVI) e nos conventos e respetivas cercas, analisando-se em detalhe alguns casos de estudo, como o Convento de Cristo, com o mais sofisticado sistema hidráulico construído entre os séculos XV e XVIII.