Sumários

Leonardo e Miguel Ângelo

9 Março 2021, 15:00 Ana Duarte Rodrigues

Leonardo da Vinci: a mente que sintetizou Ciência e Arte.

O conhecimento de anatomia humana de Leonardo muito antes de ser publicado o livro de Andrea Vesalio (1543). 

As máquinas militares de Leonardo da Vinci inventadas ao serviço dos Sforza de Milão. 

Miguel Ângelo na corte dos Medici

Arte e representação da natureza segundo Miguel Ângelo

O que disse Vasari sobre Miguel Ângelo. 
O estúdio de Ghirlandaio.
A revolução que representaram a Pietà e o David de Miguel Ângelo. 
As  giornatas da Capela Sistina. 
O trabalho de Miguel Ângelo na corte do Papa e na luta pelo estatuto do artista.


Leonardo da Vinci

4 Março 2021, 15:00 Ana Duarte Rodrigues

Análise sobre o que tinha acontecido no dia 23/2/2021, informação sobre a comunicação ao Presidente do Departamento e à direção da faculdade sobre a ocorrência da aula anterior.

Leonardo da Vinci: a mente que sintetizou Ciência e Arte.

Dados biográgicosPrimeiro período florentino (c. 1464/9-1481/3)1472 – Leonardo já aparece no livro da confraria de pintores de Florença, Compagnia di San Luca.1476 – Com vinte e quatro anos encontrava-se ao serviço de Andrea del Verrocchio. Primeiro período milanês (1481-1499)1481-83 – Leonardo deixa Florença e parte para Milão1483 – Leonardo, com os irmãos Evangelista e Giovan Ambrogio da Predis, assina o contracto para decorar o altar-mor para a Confraternidade da Imaculada Concepção na sua capela na igreja de S. Francesco Il Grande em Milão.

1485 – Leonardo observa um eclipse total do sol.A técnica do sfumatto.A composição piramidal.A Última Ceia. O legado de Leonardo da Vinci: As cerca de 6000 páginas de papel sobrevivem com os escritos e desenhos de Leonardo e está estimado que só temos 4/5 da sua produção. 
Estudos de anatomia de Leonardo da Vinci.
A sua ida para França. 


Apresentação de trabalhos de alunos

2 Março 2021, 15:00 Ana Duarte Rodrigues

Conclusão da aula anterior

Brunelleschi e a descoberta da perspectiva geométrica

Brunelleschi, Masaccio e Donatello. Os tratados de Alberti. A explicação da perspectiva geométrica em De Pictura de Alberti. 

Apresentação dos trabalhos de Ricardo Lopes Coelho, Miguel Carvalho, Maria Freitas, Madalena, Lucas Calheiros.

Um aluno usou o meu nome indevidamente para fazer desenhos e usar o chat para insultar todos os presentes. 


Giotto e a observação da natureza

25 Fevereiro 2021, 15:00 Ana Duarte Rodrigues

Dante (Florença, c. 1265- Ravenna, 1321)

-poeta italiano do Trecento

-A sua obra fundamental é a Divina Commedia, escrita em italiano.

-O seu Dolce Stil Novo levou os poetas a prestar mais atenção os temas do Amor, como nunca tinha acontecido antes.

-O seu amor por Beatrice era a sua razão de viver e quando esta morreu encontrou refúgio na literatira latina.

-O Convivio revela que ele leu De consolatione philosophiae de Boethius e De amicitia de Cícero.

Giotto (c. 1277-1337)

O primeiro artista italiano a ser reconhecido pelos contemporâneos como uma das figuras brilhantes do seu tempo.

-A Crónica de Giotto Villani, escrita alguns anos depois da morte de Giotto e antes de 1348, coloca-o entre as grandes personalidades do seu tempo.

-Boccaccio, no Decameron (VI,5), diz que Giotto “trouxe para a luz a arte da pintura”.

-Giotto e a observação da natureza. 


Apresentação de trabalhos dos alunos

23 Fevereiro 2021, 15:00 Ana Duarte Rodrigues

Conclusão da matéria anterior sobre os claustros.

Apresentação de artigos, seguida de discussão, por Vitória Duarte, Beatriz Xavier, Francesca, Sara Maurício, Lúcia Pereira, Leonor Pedro, Gonçalo Brito, Sol.