Sumários

Exercício de reflexão

12 Dezembro 2022, 08:00 Ricardo Lopes Coelho

Exercício sobre as estruturas conceptuais de Leibniz e Clarke, assim como sobre Mayer e Joule e as controvérsias.


Einstein-Bohr: introdução

5 Dezembro 2022, 08:00 Ricardo Lopes Coelho

O corpo negro e o trabalho de Planck.

O efeito foto-eléctrico, análise do artigo de Einstein de 1905.

Os postulados de Bohr.

A tese de doutoramento de de Broglie.

A equação de Schrödinger. Base histórica da equação: os trabalhos de Hertz e Hamilton. Dedução da equação com base nos manuscritos Schrödinger e no artigo de 1926.


Energia: as controvérsias dos anos 60 e 90 do séc. XIX

28 Novembro 2022, 08:00 Ricardo Lopes Coelho

2. A controvérsia sobre a descoberta da energia: Tyndall versus Thomson e Tait.
a) A mudança conceptual de Thomson, 1847-1851: a defesa da teoria de Carnot, a dificuldade em aceitar a de Joule, o trabalho de Clausius e Rankine, e a adesão à teoria dinâmica do calor e proposta do conceito de energia.
b) Desenvolvimento dos trabalhos em energia por Thomson: divisão das reservas de energia; especulações sobre o início do mundo e o fim da vida na terra; adopção das formas da energia de Rankine.
c) O artigo ‘Energia’ na Good Words. Reacção de Tyndall e a polémica.
3. A controvérsia envolve Boltzmann-Ostwald.
Panorâmica do desenvolvimento da concepção da energia. O encontro de Luebeck em 1895: teses de Ostwald e Helm e a oposição à energética.
a) A crítica de Boltzmann à energética no artigo de 1896.
b) Análise da resposta de Ostwald, com explicação da justificação apresentada.
c) A nota final de Boltzmann.
4. Sobre as controvérsias: o que podemos aproveitar para a compreensão da energia; como as diferentes concepções ainda se manifestam nos manuais hodiernos; que dificuldades podem criar.


A energia existe ou não?

21 Novembro 2022, 08:00 Ricardo Lopes Coelho

1. Controvérsia Mayer-Joule: 1 - o que fez Mayer; 2 - o que fez Joule; 3 - discussão da questão, quem descobriu o quê, e análise dos textos.

1. Postulados filosóficos de Mayer, 'causa igual ao efeito' e 'nada vem do nada'; relação ao conceito de força e propriedades da força, indestrutibilidade e transformabilidade; interpretação de fenómenos mecânicos, mecânico-térmicos, electro-mecânicos e com seres vivos, através da força.

2. A hipótese de Joule, o calor é movimento; experiências que corroboravam a ideia e os cálculos do equivalente mecânica do calor; integração por Joule de experiências colaborantes com a tese do calor-substância.

3. O que é comum a ambos, o equivalente mecânico do calor e, consequentemente, a rejeição da tese do calor-substância; o que é diferente, o calor ser força ou movimento. Olhar a controvérsia a partir do estudo realizado.


Leibniz-Clarke: decidibilidade das questões científicas e sistemas

14 Novembro 2022, 08:00 Ricardo Lopes Coelho

Decidibilidade das questões científicas. Foram analisados problemas cinemáticos e dinâmicos da controvérsia segundo os 3 pontos de vista:

- explicação dos fenómenos;

- coerência da teoria;

- compatibilidade da explicação com o Criador.

Deste modo, analisaram-se: os sistema de referência do movimento; o choque de corpos; as experiências do vazio; a gravitação. Verificou-se que os autores conseguiram justificações para cada uma das alíneas em análise. As questões científicas não permitiam, portanto, decidir a polémica.

Os sistemas. Por sistema entende-se a reconstrução lógica da estrutura conceptual de ambos os autores, a partir dos elementos dados na controvérsia e em sequência tendencialmente dedutiva, ou seja, a partir do mais fundamental.

Sistema de Clarke: - regras de filosofar dos Principia de Newton; - definições por condição necessária, exemplos com a crítica de Leibniz, ao exigir explicações; - o processo de generalização e o Princípio de Acção; - a oposição disjuntiva: ou é impossível para Deus ou pode ser admitido;

Sistema de Leibniz: - o princípio de razão suficiente como exigência geral; - definições por condição suficiente; - a polivalência, por oposição ao dilema 'impossível para Deus ou admissível'. Conclusão: estamos perante duas estruturas conceptuais diferentes. Mostrou-se que a análise do modus tollens, que os autores usaram na polémica, teriam permitido concluir a incompatibilidade das concepções.