Sumários
Teses e questões
21 Novembro 2022, 10:00 • Ricardo Lopes Coelho
Resposta ao exercício da sessão anterior. Apresentação e discussão dos trabalhos dos estudantes. Exercício individual. |
A energia existe ou não?
21 Novembro 2022, 08:00 • Ricardo Lopes Coelho
1. Controvérsia Mayer-Joule: 1 - o que fez Mayer; 2 - o que fez
Joule; 3 - discussão da questão, quem descobriu o quê, e análise dos textos.
1.
Postulados filosóficos de Mayer, 'causa igual ao efeito' e 'nada vem do nada';
relação ao conceito de força e propriedades da força, indestrutibilidade e
transformabilidade; interpretação de fenómenos mecânicos, mecânico-térmicos,
electro-mecânicos e com seres vivos, através da força.
2. A hipótese de Joule,
o calor é movimento; experiências que corroboravam a ideia e os cálculos do
equivalente mecânica do calor; integração por Joule de experiências
colaborantes com a tese do calor-substância.
3. O que é comum a ambos, o equivalente mecânico do calor e, consequentemente, a rejeição da tese do calor-substância; o que é diferente, o calor ser força ou movimento. Olhar a controvérsia a partir do estudo realizado.
Teses e argumentos
16 Novembro 2022, 18:30 • Ricardo Lopes Coelho
Colocação de questões para resolução. Discussão de teses da literatura secundária sobre as mesmas questões. |
Trabalhos e exercício
14 Novembro 2022, 10:00 • Ricardo Lopes Coelho
Apresentação e
discussão dos trabalhos dos estudantes. Exercício individual. |
Leibniz-Clarke: decidibilidade das questões científicas e sistemas
14 Novembro 2022, 08:00 • Ricardo Lopes Coelho
Decidibilidade das questões científicas. Foram analisados
problemas cinemáticos e dinâmicos da controvérsia segundo os 3 pontos de vista:
- explicação dos fenómenos;
- coerência da teoria;
- compatibilidade da
explicação com o Criador.
Deste modo, analisaram-se: os sistema de referência
do movimento; o choque de corpos; as experiências do vazio; a gravitação.
Verificou-se que os autores conseguiram justificações para cada uma das alíneas
em análise. As questões científicas não permitiam, portanto, decidir a
polémica.
Os sistemas. Por sistema entende-se a reconstrução lógica da
estrutura conceptual de ambos os autores, a partir dos elementos dados na
controvérsia e em sequência tendencialmente dedutiva, ou seja, a partir do mais
fundamental.
Sistema de Clarke: - regras de filosofar dos Principia de Newton;
- definições por condição necessária, exemplos com a crítica de Leibniz, ao
exigir explicações; - o processo de generalização e o Princípio de Acção; - a
oposição disjuntiva: ou é impossível para Deus ou pode ser admitido;
Sistema de Leibniz: - o princípio de razão suficiente como exigência geral; - definições por condição suficiente; - a polivalência, por oposição ao dilema 'impossível para Deus ou admissível'. Conclusão: estamos perante duas estruturas conceptuais diferentes. Mostrou-se que a análise do modus tollens, que os autores usaram na polémica, teriam permitido concluir a incompatibilidade das concepções.