Sumários

Teses e questões

21 Novembro 2022, 10:00 Ricardo Lopes Coelho

Resposta ao exercício da sessão anterior.
Apresentação e discussão dos trabalhos dos estudantes.
Exercício individual.


A energia existe ou não?

21 Novembro 2022, 08:00 Ricardo Lopes Coelho

1. Controvérsia Mayer-Joule: 1 - o que fez Mayer; 2 - o que fez Joule; 3 - discussão da questão, quem descobriu o quê, e análise dos textos.

1. Postulados filosóficos de Mayer, 'causa igual ao efeito' e 'nada vem do nada'; relação ao conceito de força e propriedades da força, indestrutibilidade e transformabilidade; interpretação de fenómenos mecânicos, mecânico-térmicos, electro-mecânicos e com seres vivos, através da força.

2. A hipótese de Joule, o calor é movimento; experiências que corroboravam a ideia e os cálculos do equivalente mecânica do calor; integração por Joule de experiências colaborantes com a tese do calor-substância.

3. O que é comum a ambos, o equivalente mecânico do calor e, consequentemente, a rejeição da tese do calor-substância; o que é diferente, o calor ser força ou movimento. Olhar a controvérsia a partir do estudo realizado.


Teses e argumentos

16 Novembro 2022, 18:30 Ricardo Lopes Coelho

Colocação de questões para resolução.
Discussão de teses da literatura secundária sobre as mesmas questões.


Trabalhos e exercício

14 Novembro 2022, 10:00 Ricardo Lopes Coelho

Apresentação e discussão dos trabalhos dos estudantes.
Exercício individual.


Leibniz-Clarke: decidibilidade das questões científicas e sistemas

14 Novembro 2022, 08:00 Ricardo Lopes Coelho

Decidibilidade das questões científicas. Foram analisados problemas cinemáticos e dinâmicos da controvérsia segundo os 3 pontos de vista:

- explicação dos fenómenos;

- coerência da teoria;

- compatibilidade da explicação com o Criador.

Deste modo, analisaram-se: os sistema de referência do movimento; o choque de corpos; as experiências do vazio; a gravitação. Verificou-se que os autores conseguiram justificações para cada uma das alíneas em análise. As questões científicas não permitiam, portanto, decidir a polémica.

Os sistemas. Por sistema entende-se a reconstrução lógica da estrutura conceptual de ambos os autores, a partir dos elementos dados na controvérsia e em sequência tendencialmente dedutiva, ou seja, a partir do mais fundamental.

Sistema de Clarke: - regras de filosofar dos Principia de Newton; - definições por condição necessária, exemplos com a crítica de Leibniz, ao exigir explicações; - o processo de generalização e o Princípio de Acção; - a oposição disjuntiva: ou é impossível para Deus ou pode ser admitido;

Sistema de Leibniz: - o princípio de razão suficiente como exigência geral; - definições por condição suficiente; - a polivalência, por oposição ao dilema 'impossível para Deus ou admissível'. Conclusão: estamos perante duas estruturas conceptuais diferentes. Mostrou-se que a análise do modus tollens, que os autores usaram na polémica, teriam permitido concluir a incompatibilidade das concepções.