Quem descobriu a energia?
4 Janeiro 2021, 08:00 • Ricardo Lopes Coelho
1. A primeira controvérsia envolve Mayer e Joule. O programa inclui 3 partes:
1 - o que fez Mayer;
2 - o que fez Joule;
3 - discussão da questão, quem descobriu o quê, e análise dos textos.
1. Postulados filosóficos de Mayer, 'causa igual ao efeito' e 'nada vem do nada'; relação ao conceito de força e propriedades da força (indestrutibilidade e transformabilidade); interpretação de fenómenos mecânicos, mecânico-térmicos, eléctrico-mecânicos e fisiológicos-mecânicos.
2. A tese de Joule, o calor é movimento; experiências que corroboram a tese e os cálculos do equivalente mecânica do calor; integração por Joule de experiências corroborantes da calor-substância.
3. O que é comum a ambos: o equivalente mecânico do calor e rejeição da tese do calor-substância; o que é diferente, o calor ser força ou movimento. Olhar a controvérsia a partir do estudo realizado.
2. A controvérsia sobre a descoberta da energia que opõe Tyndall a Thomson e Tait.
1. A mudança conceptual de Thomson, 1847-1851: a defesa da teoria de Carnot, a dificuldade em aceitar a de Joule, o trabalho de Clausius e Rankine, e a adesão à teoria dinâmica do calor e proposta do conceito de energia.
2. Desenvolvimento dos trabalhos em energia por Thomson: divisão das reservas de energia; especulações sobre o início do mundo e o fim da vida na terra; adopção das formas da energia de Rankine.
3. O artigo ‘Energia’ na Good Words. Reacção de Tyndall e a polémica.