Sumários

 A energia existe ou não?

29 Novembro 2021, 08:00 Ricardo Lopes Coelho

1. Controvérsia Mayer-Joule

1 - o que fez Mayer;

2 - o que fez Joule;
3 - discussão da questão, quem descobriu o quê, e análise dos textos.
1. Postulados filosóficos de Mayer, 'causa igual ao efeito' e 'nada vem do nada'; relação ao conceito de força e propriedades da força, indestrutibilidade e transformabilidade; interpretação de fenómenos mecânicos, mecânico-térmicos, eléctrico-mecânicos e com seres vivos, através da força.
2. A hipótese de Joule, o calor é movimento; experiências que corroboravam a ideia e os cálculos do equivalente mecânica do calor; integração por Joule de experiências colaborantes com a tese do calor-substância.
3. O que é comum a ambos, o equivalente mecânico do calor e, consequentemente, a rejeição da tese do calor-substância; o que é diferente, o calor ser força ou movimento. Panorâmica da visão hodierna:
- Formulações do princípio de conservação da energia nos manuais hodiernos: análise crítica a partir das teses de Mayer.
- Apresentações da experiência de Joule em manuais hodiernos: análse crítica a partir da experiência de Joule e similares também realizadas no séc. XIX.Exercício individual.



Energia: os fenómenos e as controvérsias das interpretações

24 Novembro 2021, 18:30 Ricardo Lopes Coelho

A controvérsia sobre quem descobriu a energia (início dos anos sessenta do séc. XIX) tem actualidade historiográfica e utilidade conceptual, porque ainda hoje não se sabe o que se descobriu.
Os exercícios nesta TP consistiram em apresentar fenómenos em língua natural e discutir a interpretação dada pelos diversos autores: Mayer, Joule, Poynting e Lodge.


Trabalhos dos estudantes

22 Novembro 2021, 10:00 Ricardo Lopes Coelho

Apresentação e discussão dos trabalhos dos estudantes.


Leibniz-Clarke: temáticas e problemas

22 Novembro 2021, 08:00 Ricardo Lopes Coelho

1.1. Os princípios e o espaço.

Os princípios de Leibniz ao longo da controvérsia e a oposição de Clarke através do conceito de espaço e tempo absolutos são seguido ao longo do texto:

- o princípio de razão suficiente e o espaço absoluto;

- o princípio de identidade dos indiscerníveis em oposição a partículas iguais;

- o princípio do melhor em contraposição à omnipotência divina.

1. 2. Percepção e conservação.

A percepção: argumentação de Clarke e contra-argumentação de Lebniz.

A lei de conservação da força: defesa por Leibniz e crítica de Clarke; aplicação ao choque de corpos. A acção da alma e de Deus no mundo: a harmonia pré-estabelecida e a crítica de Clarke; a acção de Deus na gravitação e a crítica de Leibniz.

2. Problemas.

Foram analisados problemas da ciência do tempo e a explicações dadas: sistemas de referência do movimento; o choque de corpos; as experiências do vazio; e a gravitação. Verificou-se que os autores conseguiram justificações para cada um dos tópicos em questão.




Estruturas conceptuais de Leibniz e Clarke

17 Novembro 2021, 18:30 Ricardo Lopes Coelho

O objectivo desta TP é mostrar a conexão lógica entre os diversos tópicos: espaço, espaço vazio, átomos, quantidade de matéria, choque de corpos, gravitação e conservação.
As soluções propostas por Leibniz e Clarke são expostas; o estabelecimento das relações é exercício.