Planeamento

Aulas

1. Apresentação da unidade curricular

- Apresentação dos conteúdos programáticos da cadeira.

- Apresentação do método de avaliação.

- Apresentação do modelo pedagógico subjacente ao funcionamento da cadeira e explicitação da dinâmica das aulas.

- O modelo de aprendizagem emocional.

- Introdução a conceitos de base da área da psicologia e apresentação de modelos explicativos com relevância para o âmbito da cadeira:

  • Necessidades psicológicas.
  • Aceitação da experiência.
  • Conflitos internos.
  • Crenças.
  •  Esquema de regulação na interação com o mundo.

- Exercícios iniciais de exploração emocional: Focagem e Pegada Existencial.

2- Desenvolvimento do módulo "Objetivos de vida"

Este módulo é composto por duas aulas, sendo que nesta aula são realizados uma série de exercícios de exploração pessoal, tendo em vista a tomada de consciência acerca de dimensões pessoais relevantes. 

Exercícios realizados:

- O meu elogio fúnebre/ pegada existencial.

- Locus de controle.

- O Jarro da vida.

- Estabelecimento de objetivos de vida.

- O meu mapa de vida.

- Quem sou eu?

- Os outros significativos.

À informação recolhida nesta aula ir-se-á agregar informação de exercícios a realizar na próxima aula, com posterior reflexão global e materialização num plano pessoal de ação.

3- Desenvolvimento do módulo "Objetivos de vida"

Realização dos exercícios:

- Identificação dos “eus” possíveis.

- Inventário de consciência sensorial.

- Os meus medos (exercício de focagem).

Após a conclusão dos exercícios de exploração, procedeu-se a um momento de trabalho individualizado, em que cada aluno foi convidado a fazer uma síntese da informação acedida através de cada um dos exercícios realizados, procurando identificar os aspetos mais relevantes em termos de atenção e autocuidado.

Posteriormente, cada aluno elaborou um plano pessoal de autocuidado e gestão por objetivos, tendo em atenção a perspetiva a longo prazo (o que quero alcançar) e a curto prazo (o que vou operacionalizar esta semana no sentido de me aproximar dos objetivos distais).

Por último, foi preenchida uma aplicação informática (O Meu Diário de Bordo), que promove a monitorização e aferição dos objetivos pessoais.

4- Desenvolvimento do módulo "Tomada de decisão e Resolução de problemas"

Foi revisto o funcionamento da app “O meu Diário de Bordo” e esclarecidas dúvidas relativas ao seu preenchimento ou funcionamento.

Abordagem das dificuldades em materializar um plano de acção. Identificação de possíveis obstáculos à prossecução dos objetivos constantes do plano e reflexão sobre abordagens reparadoras dos obstáculos encontrados.

Reflexão individual sobre os obstáculos que cada aluno encontra no seu processo pessoal de materialização dos planos de ação e identificação das abordagens mais adequadas à resolução de problemas específicos encontrados.

Discussão em torno da noção de problema e das estratégias de abordagem ao mesmo.

A tomada de decisão enquanto elemento central de mudança.

A distinção entre auto-conceito e auto-eficácia e como ambos os constructos contribuem diferencialmente para os resultados alcançados.

A abordagem estruturada à resolução de problemas.

Realização de um exercício prático, em que foram criados grupos que elegiam um problema identificado como comum aos seus membros. Posteriormente, cada grupo aplicava a abordagem estruturada de resolução de problemas, com a criação de um plano de ação para a sua resolução.

5- Desenvolvimento do módulo "Comunicação e assertividade"

Exploração dos modos preferenciais de comunicação que cada aluno tende a adotar em diferentes contextos situacionais.

Apresentação dos principais estilos de comunicação, bem como as suas vantagens e desvantagens.

Exploração dos modos preferenciais de comunicação que cada aluno tende a adotar em diferentes contextos situacionais.

Articulação entre os conteúdos trabalhados nesta aula e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados na 4ª e 5ª aula como prioritários em termos de cuidado.

6- Desenvolvimento do módulo "competências de gestão do tempo"

Exploração pessoal dos modos preferenciais de funcionamento relativos à gestão de tempo.

Promoção do desenvolvimento de uma teoria pessoal acerca da gestão específica que cada aluno faz do tempo.

Exercício de grupo em que a dimensão "gestão de tempo" é central, com posterior discussão das estratégias adotadas.

Apresentação de estratégias de gestão de tempo passíveis de adotar e que tipicamente se revelam mais eficazes.

Articulação entre os conteúdos trabalhados e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados nas aulas anteriores como prioritários em termos de cuidado.

7- Desenvolvimento do módulo "Gestão de conflitos"

Identificação das fases e conteúdos que compõem um conflito.

Apresentação das estratégias para lidar com os conflitos.

Exploração das cinco abordagens típicas à gestão dos conflitos.

Articulação da temática gestão de conflitos com os temas criatividade e liderança. 

8- Desenvolvimento do módulo "competências de gestão de stress e regulação emocional"

Exploração de dimensões de acesso e diferenciação emocional, através de exercícios práticos.

Amplificação da tomada de consciência emocional e do seu poder no funcionamento cognitivo e comportamental.

Diferenciação entre emoções primárias e secundárias.

Apresentação de estratégias de regulação do stress passíveis de adotar e que se revelam mais eficazes.

Articulação entre os conteúdos trabalhados e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos.

9 - Desenvolvimento do módulo "Exposição social e apresentação oral de trabalhos"

Nesta aula foram abordados os seguintes aspectos:

  • Abordagem de factores relacionados com a estruturação de conteúdos.
  • Diferenciação e adequada articulação entre forma e conteúdo.
  • Referência a alguns dos mecanismos envolvidos no processamento de informação e aprendizagem.
  • Incorporação de aspectos relacionados com os módulos anteriores, nomeadamente no que à regulação emocional em situações de exposição pública e avaliação emocional diz respeito.


10 - Desenvolvimento do módulo "Exposição social e apresentação oral de trabalhos" 2

Realização de uma tarefa de autoscopia. Apresentação de um trabalho feita por cada aluno, com a sua gravação para posterior aferição e optimização da abordagem.

10- Desenvolvimento do módulo "Competências de procura de primeiro emprego"

O início da caminhada com um exercício de auto-avaliação dos recursos e fragilidades pessoais presentes, no que à área do emprego diz respeito.

Reflexão sobre a noção de marketing pessoal e exercício de reflexão sobre a marca pessoal que cada um dos participantes pensa poder afirmar.

Estruturação de um CV e de uma carta de apresentação.

Preparação para a entrevista de Selecção Profissional.


12 - Desenvolvimento do módulo "Competências de procura de primeiro emprego" 2

LinkedIn e desenvolvimento de uma boa abordagem ao marketing pessoal no contexto do mercado de trabalho.

14 - Avaliação

Avaliação escrita dos conhecimentos dos alunos.

Avaliação qualitativa da cadeira face às expectativas iniciais dos alunos.