Planeamento
Aulas
1. Apresentação da unidade curricular
- Apresentação dos conteúdos programáticos da cadeira.
- Apresentação do método de avaliação.
- Apresentação do modelo pedagógico subjacente ao funcionamento da cadeira e explicitação da dinâmica das aulas.
- O modelo de aprendizagem emocional.
- Introdução a conceitos de base da área da psicologia e apresentação de modelos explicativos com relevância para o âmbito da cadeira:
- Necessidades psicológicas.
- Aceitação da experiência.
- Conflitos internos.
- Crenças.
- Esquema de regulação na interação com o mundo.
- Exercícios iniciais de exploração emocional: Focagem e Pegada Existencial.
2- Desenvolvimento do módulo "Objetivos de vida"
Este módulo é composto por duas aulas, sendo que nesta aula são realizados uma série de exercícios de exploração pessoal, tendo em vista a tomada de consciência acerca de dimensões pessoais relevantes.
Exercícios realizados:
- O meu elogio fúnebre/ pegada existencial.
- Locus de controle.
- O Jarro da vida.
- Estabelecimento de objetivos de vida.
- O meu mapa de vida.
- Quem sou eu?
- Os outros significativos.
À informação recolhida nesta aula ir-se-á agregar informação de exercícios a realizar na próxima aula, com posterior reflexão global e materialização num plano pessoal de ação.
3- Desenvolvimento do módulo "Objetivos de vida"
Realização dos exercícios:
- Identificação dos “eus” possíveis.
- Inventário de consciência sensorial.
- Os meus medos (exercício de focagem).
Após a conclusão dos exercícios de exploração, procedeu-se a um momento de trabalho individualizado, em que cada aluno foi convidado a fazer uma síntese da informação acedida através de cada um dos exercícios realizados, procurando identificar os aspetos mais relevantes em termos de atenção e autocuidado.
Posteriormente, cada aluno elaborou um plano pessoal de autocuidado e gestão por objetivos, tendo em atenção a perspetiva a longo prazo (o que quero alcançar) e a curto prazo (o que vou operacionalizar esta semana no sentido de me aproximar dos objetivos distais).
Por último, foi preenchida uma aplicação informática (O Meu Diário de Bordo), que promove a monitorização e aferição dos objetivos pessoais.
4- Desenvolvimento do módulo "Tomada de decisão e Resolução de problemas"
Foi revisto o funcionamento da app “O meu Diário de Bordo” e esclarecidas dúvidas relativas ao seu preenchimento ou funcionamento.
Abordagem das dificuldades em materializar um plano de acção. Identificação de possíveis obstáculos à prossecução dos objetivos constantes do plano e reflexão sobre abordagens reparadoras dos obstáculos encontrados.
Reflexão individual sobre os obstáculos que cada aluno encontra no seu processo pessoal de materialização dos planos de ação e identificação das abordagens mais adequadas à resolução de problemas específicos encontrados.
Discussão em torno da noção de problema e das estratégias de abordagem ao mesmo.
A tomada de decisão enquanto elemento central de mudança.
A distinção entre auto-conceito e auto-eficácia e como ambos os constructos contribuem diferencialmente para os resultados alcançados.
A abordagem estruturada à resolução de problemas.
Realização de um exercício prático, em que foram criados grupos que elegiam um problema identificado como comum aos seus membros. Posteriormente, cada grupo aplicava a abordagem estruturada de resolução de problemas, com a criação de um plano de ação para a sua resolução.
5- Desenvolvimento do módulo "Comunicação e assertividade"
Exploração dos modos preferenciais de comunicação que cada aluno tende a adotar em diferentes contextos situacionais.
Apresentação dos principais estilos de comunicação, bem como as suas vantagens e desvantagens.
Exploração dos modos preferenciais de comunicação que cada aluno tende a adotar em diferentes contextos situacionais.
Articulação entre os conteúdos trabalhados nesta aula e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados na 4ª e 5ª aula como prioritários em termos de cuidado.
6- Desenvolvimento do módulo "competências de gestão do tempo"
Exploração pessoal dos modos preferenciais de funcionamento relativos à gestão de tempo.
Promoção do desenvolvimento de uma teoria pessoal acerca da gestão específica que cada aluno faz do tempo.
Exercício de grupo em que a dimensão "gestão de tempo" é central, com posterior discussão das estratégias adotadas.
Apresentação de estratégias de gestão de tempo passíveis de adotar e que tipicamente se revelam mais eficazes.
Articulação entre os conteúdos trabalhados e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados nas aulas anteriores como prioritários em termos de cuidado.
7- Desenvolvimento do módulo "Gestão de conflitos"
Identificação das fases e conteúdos que compõem um conflito.
Apresentação das estratégias para lidar com os conflitos.
Exploração das cinco abordagens típicas à gestão dos conflitos.
Articulação da temática gestão de conflitos com os temas criatividade e liderança.
8- Desenvolvimento do módulo "competências de gestão de stress e regulação emocional"
Exploração de dimensões de acesso e diferenciação emocional, através de exercícios práticos.
Amplificação da tomada de consciência emocional e do seu poder no funcionamento cognitivo e comportamental.
Diferenciação entre emoções primárias e secundárias.
Apresentação de estratégias de regulação do stress passíveis de adotar e que se revelam mais eficazes.
Articulação entre os conteúdos trabalhados e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos.
9 - Desenvolvimento do módulo "Exposição social e apresentação oral de trabalhos"
Nesta aula foram abordados os seguintes aspectos:
- Abordagem de factores relacionados com a estruturação de conteúdos.
- Diferenciação e adequada articulação entre forma e conteúdo.
- Referência a alguns dos mecanismos envolvidos no processamento de informação e aprendizagem.
- Incorporação de aspectos relacionados com os módulos anteriores, nomeadamente no que à regulação emocional em situações de exposição pública e avaliação emocional diz respeito.
10 - Desenvolvimento do módulo "Exposição social e apresentação oral de trabalhos" 2
Realização de uma tarefa de autoscopia. Apresentação de um trabalho feita por cada aluno, com a sua gravação para posterior aferição e optimização da abordagem.
10- Desenvolvimento do módulo "Competências de procura de primeiro emprego"
O início da caminhada com um exercício de auto-avaliação dos recursos e fragilidades pessoais presentes, no que à área do emprego diz respeito.
Reflexão sobre a noção de marketing pessoal e exercício de reflexão sobre a marca pessoal que cada um dos participantes pensa poder afirmar.
Estruturação de um CV e de uma carta de apresentação.
Preparação para a entrevista de Selecção Profissional.
12 - Desenvolvimento do módulo "Competências de procura de primeiro emprego" 2
LinkedIn e desenvolvimento de uma boa abordagem ao marketing pessoal no contexto do mercado de trabalho.
14 - Avaliação
Avaliação escrita dos conhecimentos dos alunos.
Avaliação qualitativa da cadeira face às expectativas iniciais dos alunos.