Programa

Ciência e Cultura

Curso Livre em MINOR - Alunos Externos

Licenciatura Bolonha em Física

Licenciatura Bolonha em Biologia

Licenciatura Bolonha em Estatística Aplicada

Licenciatura Bolonha em Matemática

Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada

Licenciatura Bolonha em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica

Licenciatura Bolonha em Tecnologias de Informação

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente

Programa

Introdução - Apresentação do programa, bibliografia e avaliação. Revolução Científica (séculos XVI e XVII) - As viagens de Gulliver de Jonathan Swift. Aspectos da cultura científica nos séculos XVII e XVIII. Ciência e Iluminismo (século XVIII) - Revolução na química e revolução francesa: Jacques Louis-David, Antoine-Laurent Lavoisier e Marie-Anne Paulze Lavoisier. - A peça de teatro Oxygen de Carl Djerassi e Roald Hoffman a Revolução na química Ciência e romantismo (século XIX) - Mary Shelley e Frankenstein ou o Moderno Prometeu. Aspectos da cultura científica no século XIX. - Ciência e popularização da ciência. Júlio Verne, ciência popular e A Volta ao Mundo em 80 dias. Ciência no século XX - Einstein, o mito. Einstein e a teoria da relatividade. - Einstein e Eddington: Três histórias em torno de um eclipse. Einstein em Portugal - Ciência e banda desenhada: Hergé, Tintim, a representação dos cientistas e a ciência no período da Guerra Fria. Big Science e a corrida espacial. Ciência no século XXI - Antropoceno e os desafios atuais para a humanidade e para o planeta Terra. Dicotomia entre natureza e cultura. Bibliografia: Os alunos deverão ler todos os livros objecto das aulas teóricas, que serão disponiblizados no moodle. Serão ainda disponiblizados uma selecção de artigos ou textos e apontamentos/ PPTs das aulas. Para os mais interessados segue uma lista de livros que poderão gostar de ler: • Mark Erickson, Science, Culture and Society. Understanding science in the 21th century (Cambridge: Polity Press, 2005). • A.F. Chalmers, What is this thing called science? An assessment of the nature and status of science and its methods (The Open University Press, Milton Keynes, 1980). • Patricia Fara, Pandora’s breeches. Women, science and power in the Enlightenment (London: Pimlico, 2004). • Peter J. Bowler, Iwan Rhys Morus, Making modern science. A historical survey (Univ. Chicago Press, 2005). • David N. Livingstone, Putting science in its place. Geographies of Scientific Knowledge (Chicago: Chicago university Press, 2003).