Sumários
Ciclo Biogeoquímico do Carbono V
10 Dezembro 2025, 14:30 • Mário Abel Carreira Gonçalves
Cinética de dissolução da calcite e preservação dos carbonatos durante a sedimentação na coluna de água.
Avaliação Contínua
10 Dezembro 2025, 09:30 • Mário Abel Carreira Gonçalves
Realiação do 2º teste T escrito.
Ciclo do Fósforo
9 Dezembro 2025, 11:30 • Mário Abel Carreira Gonçalves
Ciclo do P. Principais fases minerais de P. O cilco global do fósforo: reservatórios, fluxos e tempos de residência. Especiação do P em águas naturais. Fases e armazenamanto de P nos solos; processos e reciclagem de P nos fundos oceânicos. Acumulação de P nos sedimentos marinho e distribuição de fosforitos. Ciclos de deposição de P no passado geológico. Perturbações no ciclo do P: as monções na zona indo-asiática e os ciclos de subida e descida do nível do mar durantes os períodos glaciar/interglaciar. A produção e mineração do P e as consequências no desequilíbrio actual do ciclo do P.
Ciclo Biogeoquímico do Carbono IV
3 Dezembro 2025, 14:30 • Mário Abel Carreira Gonçalves
Exercícios sobre o sistema carbonatado no oceano e propriedade conservativas e não conservativas das massas de água oceânicas. Estado de daturação em calcite e aragonite.
Ciclo do Azoto
3 Dezembro 2025, 09:30 • Mário Abel Carreira Gonçalves
Ciclo do Azoto. Principais reservatórios, fluxos e reacções químicas. Amonificação, nitrificação, desnitrificação e fixação do N molecular. O ciclo do N na Terra pré-biótica e no período de oxidação da atmosfera e oceanos terrestres. Registo isotópico do 15N no manto e na crosta. Os processos de nitrificação e desnitrificação nos oceanos. O uso do traçador N* como estimador destes processos. Principais fontes e sumidouros de N nos oceanos: estimativas e incerteza.