Sumários

Ciclo do Carbono V

22 Novembro 2023, 10:00 Mário Abel Carreira Gonçalves


O Ciclo contemporâneio do C. Principais fluxos e conteúdos dos reservatórios. Modelos de absorção de CO2 pelos oceanos: efeito do factor de Revelle e dos carbonatos; tempos de resposta. As emissões antropogénicas de CO2; métodos de estimação da absorção pelos oceanos e biosfera terrestre. Distribuição do CO2 antropogénico nos oceanos. Sequestração de CO2.

Ciclo do Carbono IV

21 Novembro 2023, 11:30 Mário Abel Carreira Gonçalves


O cilco de longa duração do C. O ciclo do C no contexto dos processos litosféricos e na superfície do planeta: meteorização, sedimentação, metamorfismo e tectónica. A importância da meteorização dos silicatos. O ciclo do C no Fanerozóico: os modelos BLAG e GEOCARB III. Variações bruscas de C na atmosfera: fronteira K/Pg e Paleocénico Superior. O ciclo do C no Pré-Câmbrico: faint young sun paradox e hipóteses para a sua resolução. O ciclo do C o Manto e diferenciação da Terra.

Ciclo do Carbono

15 Novembro 2023, 13:30 Mário Abel Carreira Gonçalves


Finalização do exercício do ciclo não-linear do C.
Ciclo do C. Exercícios sobre especiação do sistema carbonatado em águas naturais.

Ciclo do Carbono III

15 Novembro 2023, 10:00 Mário Abel Carreira Gonçalves


A relação do ciclo do C com os ciclos climáticos nos últimos milhares de anos. Alterações climáticas bruscas: os registos nos gelos na Gronelândia e sincronização com o registo na Antarctica. Identificação global das alterações climáticas: bacias oceânicas e glaciares de montanha. A variação do CO2 e a temperatura: efeito das modificações na circulação profunda nos oceanos e o impacto na produtividade primária. Variação do CO2 dissolvido, do pH do oceano e índices de saturação da calcite e aragonite.

Ciclo do Carbono II

14 Novembro 2023, 11:30 Mário Abel Carreira Gonçalves


A interacção do clima com o ciclo do C. Períodos glaciares e interglaciares. Registo geoquímico dos períodos glaciares: isótopos de O; efeito da temperatura e acumulação dos gelos nos polos. Sinal isotópico nas conchas dos foraminíferos planctónicos e bentónicos. Registo nos ice-cores: CO2, CH4, 18O, D, Na, poeiras. Variações dos diferentes sinais nos períodos glaciar e interglaciar.