Planeamento
Aulas
Aula T1
Apresentação do programa da disciplina, da bibliografia e dos métodos de avaliação. O que é a Computação Gráfica. Exemplos de aplicação da Computação Gráfica em variados contextos. Apresentação aos conceitos de modelação, animação, shading e rendering. Exemplos de processos de modelação. Exemplos de malhas poligonais.
Aula T2
Transformações geométricas em 2D: translações, rotações e mudanças de escala. Notação matricial.
Aula T3
Coordenadas homogéneas. Composição de transformações. Exemplos. Mudança de escala em relação a um ponto arbitrário. Rotação em torno de um ponto arbitrário.
Aula T4
Coordenadas homogéneas. Composição de transformações. Exemplos. Mudança de escala em relação a um ponto arbitrário. Rotação em torno de um ponto arbitrário.
Aula T5
Transformações geométricas 3D.
Aula T6
Transformações geométricas 3D: cálculo da matriz de rotação em torno de um eixo arbitrário
Aula T7
Projeções planares e sua classificação.
Aula T8
Conclusão capítulo sobre projeções.
não houve aula
Não houve aula
Aula T9
Breves revisões sobre reflexão, difusão e refração da luz. Modelos de iluminação local vs modelos de iluminação global. Fórmula de Phong.
Aula T10
Modelos de cor: RGB e CMY. Modelos de cor: HSV, HLS. True color e lookup tables.
Aula T11
Conclusão do capítulo sobre a cor.
Aula T12
Realização do Quiz 1, previsto no processo de avaliação).
Aula T13
Breves revisões sobre reflexão, difusão e refração da luz. Modelos de iluminação local vs modelos de iluminação global. Fórmula de Phong.
Aula T14
Continuação da aula anterior. Algoritmos flat, Gouraud e Phong para shading de malhas poligonais.
Aula T17
Modelos de iluminação global. Algoritmos Ray-casting e Ray-tracing.
Aula T18
Método da Radiosidade.
Bump-mapping. Anti-aliasing. Levels of detail.
Eliminação de superfícies invisíveis (tratamento de oclusões).
Aula T19
Algoritmos do espaço objeto, do espaço imagem e híbridos.
Algoritmos do espaço objeto: Back face culling, Ray tracing.
Algoritmo Warnock.