Sumários

9ª Prática

21 Novembro 2019, 08:30 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação das aulas anteriores. Exercícios mais elaborados e complexos com falhas apresentado várias movimentações no tempo. Reconstituições palinspáticas complexas, e Histórias Geológicas igualmente mais complexas. Revisões várias e exercícios para hábitos de trabalho para a estrutura de exame final.


17ª Teórica

20 Novembro 2019, 13:30 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Cartografia de Rochas Sedimentares de precipitação química - os Calcários. O estudo da Morfologia e Cartografia do Carso – Maciços Calcários.
A água no meio cársico, a sua importância. As várias águas e tipos de águas - resíduo seco e as mineralizações.
Formas de erosão (por acção mecânica e por dissolução) e formas de construção em meio subaéreo e em meio subterrâneo. As grutas, concreções e formas de precipitação química. A importância do carso. Imagens representativas com exemplos do MCEstremenho.

  

Bibliografia

CARON, JM .; GAUTHIER, A.; SCHAAF, A.; ULYSSE, J. & WOZNIAK, J. (1995) - Comprendre et enseigner la Planete Terre, Ophrys, 4 Ed. 271 p.

COE, A. (Ed.) (2010) – Geological Field Techniques, Wiley-Blackwell, 323 p.

COMPTON, R.R. (1985) - Geology in the Field. (John Wiley & Sons).

KEN McCLAY (1995) - The Mapping of Geological Structures. (Wiley).

MALTMAN, A. (1998) - Geological maps (2nd Edit.), (John Wiley & Sons).

MARTINS, A. F. (1949) - Maciço calcário estremenho : contribuição para um estudo de geografia física. Coimbra, Tese de Doutoramento.

REINECK, H.E. & SINGH, I.B. (1980) - Depositional Sedimentary Environments. (Springer-Verlag).

RIBEIRO, A. et al. (1979) - Introduction à la Géologie Générale du Portugal. (SGP).

RODRÍGUEZ, M.P.; YÉLAMOS,J.G. & ROBLES, J.G. (2005) – Geología Práctica, Introducción al Reconocimiento de Materiales Y Análisis de Mapas, Prentice Hall, 304 p.

SPENCER, E. W. (2000) - Geologic Maps. A practical Guide to the…..(Prentice Hall), 2nd Edition.

TEIXEIRA, C. & GONÇALVES, F. (1980) - Introdução à Geologia de Portugal. (INIC).

 

 


8ª Prática

20 Novembro 2019, 09:30 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação do estudo de sequências monoclinais afectadas por falhas e por dobras. Falhas e nomenclatura de todos as movimentações cinemáticas (horizontal e vertical). Continuação do estudo das discordâncias (discordâncias angulares) e de dobras afectando series sedimentares com discordâncias angulares. Colunas litoestratigráficas com discordâncias angulares. Histórias geológicas mais complexas com várias séries sedimentares  e com a existência de discordâncias. Resolução de exercícios com a complexidade relativa ao exame final. Observações sobre a geometria e natureza das falhas e resolução de histórias geológicas mais complexas com vários basculamentos de pelo menos 3 séries sedimentares. Reconstituições palinspáticas complexas. Elaboração de Histórias Geológicas e cortes elaborados.


16ª Teórica

15 Novembro 2019, 14:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação do estudo cartográfico de rochas sedimentares. Características paleo-ambientais e paleo-geográficas. Classificação de ambientes de deposição e seus processos. Ambientes pelágicos e bentónicos. Algumas características das plataformas carbonatadas. Características de ambientes Continentais.

Conclusão do estudo das principais texturas das rochas sedimentares detríticas e de precipitação química; modo de actuar em cartografia geológica nos diferentes tipos de litologias. Os fósseis como indicadores de paleo-ambientes, paleo-latitudes e paelo-climáticos. Alteração das rochas sedimentares; sua cor e da descrição das rochas sedimentares quanto à textura e composição. O problema das Transgressões e Regressões. Os períodos de Glaciação e Interglaciação – subidas e descidas, generalizadas, do nível do mar.

Os Vales Tifónicos, bacias de subsidência e posterior diapirismo.  Diapirismo magmático vs diapirismo por processos de haloquinese. Algumas características de tipos de deformação em rochas sedimentares (exemplos considerados didácticos). O exemplo da abertura do Oceano Atlântico. As Berlengas e Farilhões como exemplo de um Proto-Atlântico, ligação deste fragmento da História Geológica de Portugal com a prospecção de hidrocarbonetos (óleo e gás).

  

Bibliografia: 

COMPTON, R.R. (1985) - Geology in the Field. (John Wiley & Sons).

HAMBLIN, W.K. & CHRISTIANSEN E. (1995) - Earth’s Dynamics Systems. (Prentice Hall - 7ª Edi.).

MALTMAN, A. (1998) - Geological maps (2nd Edit.), (John Wiley & Sons).

REINECK, H.E. & SINGH, I.B. (1980) - Depositional Sedimentary Environments. (Springer-Verlag).

RIBEIRO, A. et al. (1979) - Introduction à la Géologie Générale du Portugal. (SGP).

TEIXEIRA, C. & GONÇALVES, F. (1980) - Introdução à Geologia de Portugal. (INIC).

ZBYSZEWSKI, G. (1959) - Étude Structurale de l’Aire Typhonique de Caldas da Rainha. (SGP).

SPENCER, E. W. (2000) - Geologic Maps. A practical Guide to the…..(Prentice Hall), 2nd Edition.


Aula 7

15 Novembro 2019, 08:30 António Brum da Silveira

Continuação do estudo de mapas com padrão de afloramento de formações geológicas dobradas. Identificação de dobras de eixo mergulhante através do padrão de afloramentos. Resolução de histórias geológicas.