5ª Teórica

2 Outubro 2019, 13:30 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Conclusão da aula anterior. O conhecimento Cartográfico - marítimo e terrestre - dos povos ao redor do Mediterrâneo (a Ecumena). A obra Geografia. A Idade Média – O controlo pela Igreja do desenvolvimento científico

Os Descobrimentos Marítimos. As Cartas Portulanas, o Roteiro de pilotos e capitães de navios e a evolução da navegação até ao descobrimento do conceito de longitude. Instrumentação de navegação. A revolução operada com a utilização da "vela latina", as viagens de circum-navegação e a imprensa. A Igreja e o controlo da informação “científica” e a astronomia. As Escolas de Navegação. Problemas associados à navegação – a altura das estrelas e o conceito de latitude. O desconhecimento da longitude.

 

 

 

Bibliografia:

BOULVAIN, F. e VANDER AUWERA, J. (2011) – Géologie – Géologie de Terrain – de l’affleurement au concept, Ellipses, 159 p..

COMPTON, R.R. (1985) - Geology in the Field. (John Wiley & Sons).

Serviço Cartográfico do Exército (2000) - Manual de Leiturade Cartas.