5ª Teórica

28 Setembro 2020, 08:30 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Conclusão da aula anterior. O conhecimento dos povos em redor do Mediterrâneo. A obra Geografia de Cláudio Ptolomeu e os seus Atlas.
A Idade Média – O controlo pela Igreja do desenvolvimento científico. O controlo pelos Monges copistas e a deturpação da Ciência em detrimento da fé.

Os Descobrimentos Marítimos. As Cartas Portulanas, o Roteiro de pilotos e capitães de navios e a evolução da navegação até ao descobrimento do conceito de longitude (pela Estima). Instrumentação de navegação - o sextante, a barquinha para sonar, a bússola de limbo fixo.  As novas traduções do Grego e do Latim de Cláudio Ptolomeu; A revolução operada com a utilização da "vela latina", as viagens de circum-navegação e a imprensa (como copiar de modo rápido e muito mais barato, livros e mapas). A Igreja e o controlo da informação “científica” e a astronomia. As Escolas de Navegação. Problemas associados à navegação – a altura das estrelas e o conceito de latitude. O desconhecimento da longitude, mas os primeiros cálculos pela estima. O Tratado de Tordesilhas, a estima e a hipótese de os Portugueses já terem um conhecimento mais perfeito das riquezas e de pormenores sobre a América do Sul.

 

Bibliografia:

BOULVAIN, F. e VANDER AUWERA, J. (2011) – Géologie – Géologie de Terrain – de l’affleurement au concept, Ellipses, 159 p..

COMPTON, R.R. (1985) - Geology in the Field. (John Wiley & Sons).

Serviço Cartográfico do Exército (2000) - Manual de Leiturade Cartas.