Sumários

5ª Teórica

3 Outubro 2018, 13:30 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Instrumentação de navegação. A revolução operada com a utilização da "vela latina", as viagens de circum-navegação e a imprensa. A Igreja e o controlo da informação “científica” e a astronomia. As Escolas de Navegação. Problemas associados à navegação – a altura das estrelas e o conceito de latitude. O desconhecimento da longitude.

Bibliografia:

COMPTON, R.R. (1985) - Geology in the Field. (John Wiley & Sons).

Serviço Cartográfico do Exército (2000) - Manual de Leiturade Cartas.


3ª Aula Prática

3 Outubro 2018, 09:30 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação do estudo das formas elementares de relevo.  Estudo expedito de alguns tipos de vertentes – formas de vertente (direcção e sentido de inclinação ou da escorrência), comandos, tipos de vale, terminologia cartográfica - conclusão.

Início do Estudo da Cartografia Geológica. Estudo de estruturas monoclinais; horizontais e inclinadas. A sequência estratigráfica – Principio da Sobreposição. Elaboração de uma Coluna (lito)Estratigráfica. Observação de exemplos didácticos na determinação do sentido de inclinação de estruturas monoclinais – A Regra dos VV’s. Regras sobre tipos e valores de inclinações de estruturas, pouco inclinadas e muito inclinadas. Estruturas horizontais e verticais.

Estudo expedito da quantificação da inclinação de uma estrutura ou de uma superfície plana. Continuação da observação de exemplos didácticos na determinação do sentido de inclinação de estruturas monoclinais – A Regra dos VV’s - através de várias observações incluindo a noção básica do funcionamento das rectas de contorno estrutural (RCE).


4ª Teórica

28 Setembro 2018, 14:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação e conclusão da aula anterior. O conhecimento dos povos ao redor do Mediterrâneo. A obra Geografia. A Idade Média – O controlo pela Igreja do desenvolvimento científico

Os Descobrimentos Marítimos. As Cartas Portulanas, o Roteiro de pilotos e capitães de navios e a evolução da navegação até ao descobrimento do conceito de longitude. Instrumentação de navegação. A revolução operada com a utilização da "vela latina", as viagens de circum-navegação e a imprensa. A Igreja e o controlo da informação “científica” e a astronomia. As Escolas de Navegação. Problemas associados à navegação – a altura das estrelas e o conceito de latitude. O desconhecimento da longitude.

 


Aula 2

28 Setembro 2018, 08:30 António Brum da Silveira

A Regra dos V's. A estrutura monoclinal. Observação de mapas geológicos reais.

Realização de cortes geológicos expeditos a partir de mapas que mostram a intersecção de superfícies planares fictícias em topografias variadas.


2ª Aula Prática

27 Setembro 2018, 16:30 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Apresentação da disciplina de Cartografia Geológica e Teledetecção prática.

Objectivos e avaliação da disciplina de Cartografia.

Observação e exemplos de Cartas Geológicas reais, publicadas pelo NLEG, na escala 1/50.000. Carta Geológica de Setúbal, edições de 1964 e de 1994, os tipos de informação marginal, tipos de colunas lito-estratigráficas e os seus Cortes Geológicos. Noções básicas de Estratigrafia.

Breves revisões sobre a orientação nos mapas. Notações azimutais e por quadrantes. Início do estudo das formas elementares de relevo. Representação do relevo em cartas topográficas. Curvas de nível. Estudo expedito de alguns tipos de vertentes – formas de vertente (direcção e sentido de inclinação ou da escorrência), comandos, tipos de vale, terminologia cartográfica.

Início do Estudo da Cartografia Geológica. Estudo de estruturas monoclinais; horizontais e inclinadas. A sequência estratigráfica – Principio da Sobreposição.