Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
A unidade curricular usa conceitos teóricos de funcionamento dos sistemas aquáticos fluviais (river continuum, inshore retention, habitat template, flood pulse, hyporheic concept, riverscape concept, etc) e de zonas húmidas (topographic gradients, hummock-hollow, etc) e ainda os conhecimentos de biologia e meio abiótico, para estabelecer relações preditivas entre os compartimentos do ecossistema e as alterações que este apresenta face a intervenções humanas disruptivas, bem como para definir e guiar ações de mitigação e de restauro, com vista ao uso sustentável dos recursos aquáticos, mantendo a saúde do ecossistema. São discutidas as soluções possíveis e em que circunstâncias são implementadas. É dada uma ênfase aos aspetos derivados de casos de estudo e casos reais de aplicação, em Portugal e noutros contextos, onde são discutidas, em conjunto com os alunos, soluções e possíveis resultados destas. Na presença de alunos Erasmus ou outro programa de mobilidade, a aulas serão lecionadas em inglês. A parte prática da disciplina e as visitas ao campo e amostragens, são também direcionadas para a aplicação prática de conhecimentos.