Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
As metodologias de ensino pretendem uma interação entre o estudante e o docente ao longo do semestre, pelo menos nas aulas teóricopráticas, sendo estimulada a participação dos estudantes com a realização de exercícios de aplicação e com a análise de casos reais de degradação/reabilitação de solos. Sempre que possível, para além de casos de estudo baseados em artigos técnico-científicos, serão trazidos exemplos de Notícias divulgadas pela comunicação social, que sejam considerados interessantes para estimular o interesse pelos assuntos abordados e justifiquem a sua relevância e atualidade. A participação dos estudantes na discussão de alguns casos práticos permite a integração e valorização dos seus conhecimentos, beneficiando das suas diferentes formações de base e, nalguns casos, da experiência profissional de alguns estudantes, que pode beneficiar os casos de estudo abordados. A avaliação privilegia a Avaliação Contínua (com possibilidade de dispensa de Exame Final), de modo que os diferentes momentos de avaliação acompanhem as várias partes da matéria e proporcionem um complemento para a aprendizagem que se pretende proporcionar. O facto de haver vários momentos de avaliação, permite a sua adaptação aos vários conteúdos programáticos da UC, que se vão diferenciado ao longo do semestre, desde um conhecimento mais fundamental sobre ciências do solo, até um conhecimento mais aplicado, na abordagem de estratégias para a sua reabilitação em situações de perda da qualidade. A avaliação contínua compreende a realização de alguns trabalhos de grupo, integrados no processo de avaliação, onde se pretende desenvolver no aluno competências ao nível da análise de situações de perda da qualidade do solo, de estratégias para a minimização da sua degradação, bem como da avaliação de risco e da tomada de decisão em situações de contaminação de solos. Os trabalhos de grupo permitem desenvolver no estudante uma capacidade de análise das situações mais participativa e colaborativa, importante numa UC onde se pretende que a análise de cada situação de degradação/reabilitação de solos colocada seja discutida e justificada de uma forma mais fundamentada. Também aqui, os trabalhos de grupo poderão permitir uma entreajuda de alunos com diferentes formações de base (1º ciclo) e valorizar diferentes saberes.