Objetivos

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática

Pretende-se que o aluno adquira competências no desenho e implementação de sistemas empresariais através da aplicação de padrões, que traduzem as boas práticas de arquitetura e desenho destes sistemas. Na prática isto implica ganhar competências no desenvolvimento de sistemas concorrentes, distribuídos, construídos a partir de componentes locais ou distribuídas pela Web, e que utilizem servidores aplicacionais e de base de dados (e utilização de vários frameworks atualmente usados na construção destes sistemas). O foco da disciplina vai integralmente para a construção de software do ponto de vista da engenharia de software centrando-se no desenvolvimento alto-nível de aplicações onde, claro, se instanciam os conhecimentos aprendidos nas disciplinas que focam nos detalhes de funcionamento e implementação a baixo-nível. O foco vão ser aplicações e sistemas baseados em Java, pretendendo-se que o aluno fique a ser capaz de trabalhar com algumas das mais importantes APIs do Java SE e EE (como Java Persistence API, Java Transaction API, Dependency Injection e Web Services), e ferramentas úteis no desenvolvimento de software de larga escala (como o Git e o Maven).