Sumários

Aplicações JavaEE

20 Maio 2020, 08:00 Filipe Casal

Resolução da folha de exercícios 10 sobre aplicações Java EE e exemplo da aplicação calculator.  Meio de ensino: não presencial --- video-conferência.  Observações: devido à pandemia COVID-19, a aula foi leccionada por video-conferência e por isso dada em conjunto para todas as turmas no dia 26/05/2020 às 09:00 pela Professora Antónia Lopes.  A gravação audio-visual da aula foi disponibilizada aos estudantes depois da aula terminar.


Ainda os beans de sessão

19 Maio 2020, 09:30 Antónia Lopes

Os beans de sessão com estado e seu ciclo de vida. Cenários de aplicação e vantagens e desvantagens de cada tipo. Onde e como guardar o estado de sessão e implicações em soluções que  recorrem a clusters e  balanceamento de carga para atingir robustez e escalabilidade. A definição de  business interfaces para acesso local ou remoto aos session beans e o que implica cada tipo de acesso. Os padrões  Remote Facade e  Data Transfer Object


JavaFx

19 Maio 2020, 08:00 Antónia Lopes

Resolução da folha de exercícios 9 sobre programação da camada de apresentação utilizando JavaFX. 


Aplicações Web em Java (parte 2)

15 Maio 2020, 11:30 José Campos

Resolução da folha de exercícios 8 sobre a refabricação de aplicações Web em Java e a aplicação dos padrões Front Controller e Page Controller com Servlets e Server Side Template recorrendo a JSP + JSTL + EL.  Meio de ensino: não presencial --- video-conferência.  Observações: devido à pandemia COVID-19, a aula foi leccionada por video-conferência e por isso dada em conjunto para todas as turmas no dia 12/05/2020 às 09:00 pela Professora Antónia Lopes.  A gravação audio-visual da aula foi disponibilizada aos estudantes depois da aula terminar.


Sessões com EJB

15 Maio 2020, 09:30 Antónia Lopes

O papel dos beans de sessão e dos beans orientados a mensagens  na gestão da concorrência da aplicação. Os beans de sessão com e sem estado. O ciclo de vida dos beans de sessão sem estado.