Sumários

As cidades da Antiguidade. Pompeios

28 Setembro 2017, 16:00 Ana Duarte Rodrigues

A emergência das cidades e a sua relação com o desenvolvimento agrícola (Bairoch, 1988; Jacobs, 1969). As cidades do Antigo Egipto e da Pérsia.

Cidades do Médio Oriente (Ur, Babilónia, Tróia e Jerusalém); de África (Tebas e Amarna); da Europa (Atenas e Roma); da Ásia (Mohenjodaro e Xianyang) e da América (Caral e Teotihuacan).

A tecnologia e os sistemas hidráulicos presentes nas cidades antigas.

As cidades no mundo-clássico. A Filosofia e as Ciências na Grécia. A ciência nas cidades gregas. Sócrates, Platão e a Republica, Aristóteles, Hipócrates e os demais “Pais” da Ciência. Os locais de ensino: o Akademus, o Lyceum.

A tecnologia ao serviço do urbanismo no Império Romano.

A racionalidade do plano urbanístico da cidade romana em torno do cardo e o decomanus.

Os principais edifícios das cidades romanas e o destaque dado às bibliotecas onde se guardavam as tabulae. As termas e noções de saúde pública.

Os sistemas hidráulicos criados pelos romanos. O aqueduto e a nora. No interior das casas: o impluvium e as cisternas.

O estudo de caso de Pompeios.


Apresentação

21 Setembro 2017, 16:00 Ana Duarte Rodrigues

Apresentação do programa e bibliografia.

Ciência e Cidade. Análise dos conceitos. Entendimento de Ciência enquanto construção de conhecimento, desenvolvimento tecnológico ou urbanístico no sentido de melhorar a vida dos cidadãos. Cidade enquanto estrutura onde se reúnem seres humanos. O crescimento das cidades e a sua hierarquia desde os pequenos aglomerados até às metrópoles e megapolis (Christaller, 1933/1966; Losch, 1940/1954). O papel da ciência neste desenvolvimento e a cidade enquanto espaço privilegiado de promoção do conhecimento.

A importância da forma e da função: estrutura urbana como sintaxe do espaço.