Sumários

Prática 4

19 Outubro 2022, 09:00 Fernando Jorge de Albuquerque Pina Soares

OPERACÕES DE REALCE. Expansão linear de contraste. Equalização do histograma. Operadores logarítmico, exponencial e de potência. Limiarização do histograma de uma imagem.


Teórica 3

12 Outubro 2022, 11:00 Fernando Jorge de Albuquerque Pina Soares

Cap. 4. OPERAÇÕES DE REALCE. Expansão linear de contraste. Equalização do histograma. Operadores logarítmico, exponencial e de potência. Cap. 5. LIMIARIZAÇÃO. Classificação do pixel. Limiarização simples do histograma. Limiarização pelos métodos da média, p-tile, histerese, modal, máxima distância, Otsu e adaptada. Quantização.


Prática 3

12 Outubro 2022, 09:00 Fernando Jorge de Albuquerque Pina Soares

OPERAÇÕES GEOMÉTRICAS. Reamostragem: métodos do vizinho mais próximo, bilinear e bicúbico. Transformação afim (translação, rotação e ampliação).


Teórica 2

28 Setembro 2022, 11:00 Fernando Jorge de Albuquerque Pina Soares

Cap. 3. OPERAÇÕES ELEMENTARES. Operações aritméticas. Operações lógicas. Operações relacionais. Operações geométricas. Modelos de distorção geométrica. Reamostragem. Anti-aliasing. Estatística elementar. Noção de histograma.


Prática 2

28 Setembro 2022, 09:00 Fernando Jorge de Albuquerque Pina Soares

OPERAÇÕES NUMÉRICAS E LÓGICAS. Média de um conjunto de imagens (soma), detecção de alterações entre imagens (subtração), extracção de conjuntos de pixels de uma imagem com o uso de uma máscara binária (multiplicação) e uniformização de luminosidade (divisão). Operações lógicas e relacionais entre imagens binárias.