Sumários

Aula 5 - Trabalho de campo

18 Novembro 2016, 08:00 Francisco Andrade

Trabalho de campo (área da grande Lisboa):

- levantamento de pontos de controlo no terreno para as diferentes unidades pré-estabelecidas, com o auxílio de receptores portáteis de GPS (Garmin GPS60 e GPS72);

- aplicação prática de critérios de amostragem (resolução espacial e representatividade) para diferentes unidades:

a. tecido urbano

b. terrenos muito produtivos (relvados a agrícolas)

c. terrenos ardidos

d. áreas florestadas (diferentes tipos)

e. solos nus

f. praia

g. estacionamentos automóveis


Aula 4

17 Novembro 2016, 08:00 Francisco Andrade

Introdução ao programa IDRISI Selva (vs. 17.02): importação das cenas descarregadas; área coberta e características das bandas – gama espectral, resolução radiométrica e resolução no terreno; correcção geométrica e radiométrica disponível (L1T).

Selecção de uma área de trabalho (até c. de 270 km2), normalização da resolução radiométrica para 1 byte/pixel/banda.

A imagem digital e a necessidade e aplicação de uma paleta para a visualização de cada banda; histograma de uma banda.

1º proceso de classificação – separação área imersa/área emersa, com recurso a uma análise modal do histograma de bandas seleccionadas e à construção de paletas apropriadas; a necessidade e utilidade prática da identificação de unidades de terreno características

O sistema GPS de posicionamento (Global Positioning System); utilização básica de receptores de GPS; sua utilização para a o levantamento/marcação de pontos em unidades de terreno características


Aula 3

16 Novembro 2016, 08:00 Francisco Andrade

Sistemas de reprodução/visualização de cor – aditivos/emissivos (RGB) e subtractivos/reflectivos (CMY K); codificação a 1 byte/pixel/banda – interesse prático e vantagens, gama de NDs [0, 255].

Assinatura espectral de uma imagem digital multiespectral – bandas espectrais “para além” do visível – relação com o padrão de atenuação atmosférica, significado e leitura “ecológica”.

Dimensão de uma imagem digital, sua resolução espectral, radiométrica e no terreno.

Sensores orbitais – gama e caracterítistcas; o programa Landsat – breve histórico e principais características dos sensores envolvidos – TM, ETM+, OLI/TIRS (LS 4 e 5, 7 e 8); estrutura de uma cena, interpretação básica e combinação de bandas e sua leitura.

Disponibilidade, selecção e descarga das cenas de base para o desenvolvimento do projecto da disciplina – a partir de glovis.usgs.gov, critérios de selecção de cenas LS8 (OLI/TIRS)


Aula 2

15 Novembro 2016, 08:00 Francisco Andrade

O espectro electromagnético: radiação electromagnética e sua interacção com os objectos – reflexão, transmissão e absorção; gamas de comprimentos de onda do espectro electromagnético – gamas do visível (“espectro visível”) e invisíveis, p. ex., ultravioletas e infravermelhos, próximos a térmicos – detecção e relevância a nível da ecologia/conservação; cor e assinatura espectral de um objecto (padrão de reflectância na gama visível do espectro electromagnético).

Fisiologia da visão humana (visão a cores) – bastonetes e cones S, M e L, o paralelo RGB.

Resolução do olho humano – cromática e espacial

Imagens digitais – formação e estrutura: matriz de dimensão n (linhas) x t (colunas) x b (bandas espectrais), imagens em “cor verdadeira”, pixels (origem do termo) e números digitais (DNs)


Aula introdutória

14 Novembro 2016, 08:00 Francisco Andrade

Introdução, objectivo do curso, funcionamento da disciplina e das aulas, avaliação – componente individual, contínua e o projecto final de cada grupo de trabalho.

Algumas definições de Detecção Remota – objecto de estudo e material de trabalho.

Exploração de produtos de Detecção Remota com recurso ao Google Earth: resolução temporal, espacial e radiométrica (P&B vs. cor verdadeira) de imagens da superfície da Terra.

Posicionamento à superfície da Terra: lat/lon (WGS 84) e projecção UTM – bandas e grelha.

Rectificação de uma imagem plana – erros associados à projecção e à orografia; mosaicos de imagens.