Sumários
Restauro de Ecossistemas – importância global e exemplos em Portugal
22 Maio 2025, 13:00 • Alice Nunes
Crise da biodiversidade e degradação de ecossistemas à escala global. Principais causas e consequências da degradação dos ecossistemas. Iniciativas políticas e Lei do restauro da Natureza da UE. Conceito de restauro ecológico e atividades de restauro sensu lato. Evidência científica e monitorização do restauro de ecossistemas em Portugal: exemplos de sistemas agroflorestais e combate à desertificação, dunas costeiras, pedreiras e minas, pós-fogo, rios e habitats ripícolas, pradarias marinhas, contexto urbano.
Flora dunar - Turfeiras
13 Maio 2025, 15:30 • Sergio Chozas
Nesta aula, analisámos a vegetação dunar e o papel que desempenha na formação das dunas.
Estudámos as adaptações das plantas aos fatores que limitam o seu desenvolvimento, nomeadamente a escassez de água, a mobilidade do substrato e o excesso de luz.
Abordámos também as diferentes comunidades que se distribuem ao longo do gradiente abiótico presente nas dunas, criado, em grande medida, pelo vento, que condiciona tanto a mobilidade das areias como o grau de salsugem.
Foram ainda discutidas as ameaças emergentes que afetam os sistemas dunares, com especial destaque para a zona da Comporta, onde será realizada uma saída de campo.
Finalmente, e com vista à preparação dessa saída, faremos um breve resumo das comunidades vegetais presentes nas turfeiras litorais.
Os carvalhais e o montado
8 Maio 2025, 13:00 • Sergio Chozas
Nesta aula, analisámos o papel da floresta em Portugal, a sua extensão e as principais espécies florestais, nomeadamente o eucalipto (Eucalyptus globulus), os pinheiros (Pinus pinaster e P. pinea), o sobreiro (Quercus suber) e a azinheira (Q. rotundifolia).
Fizemos ainda uma descrição sumária das principais formações dominadas por espécies do género Quercus no país, nomeadamente os carvalhais (Q. robur/orocantabrica, Q. pyrenaica e Q. faginea), os azinhais e os sobreirais.
Por fim, estudámos o montado, considerado um dos sistemas seminaturais mais biodiversos, tanto no contexto ibérico como europeu.
Caracterização da Flora de Portugal
6 Maio 2025, 15:30 • Sergio Chozas
Nesta aula, definimos diferentes conceitos ligados ao estudo da flora portuguesa, nomeadamente termos como o próprio conceito de flora, mas também vegetação, sucessão ecológica, geobotânica, entre outros.
Analisámos o número de táxones descritos e os endemismos existentes no país, bem como os fatores determinantes da grande diversidade de plantas que aqui se encontra. Procedemos também a uma análise das famílias e géneros com maior diversidade.
Abordámos a importância da fitossociologia como ferramenta descritiva dos habitats incluídos na Diretiva Habitats e o papel destes na definição da Rede Natura 2000.
Por fim, fizemos uma descrição sumária das principais formações vegetais naturais do país, nomeadamente carvalhais, vidoais, zimbrais, azinhais, sobreirais, zambujais, cercais, amiais, choupais, freixiais, salgueirais, tamujais, loendrais, tojais, giestais e urzais.
Clima, Flora e Vegetação Mediterrânica
15 Abril 2025, 15:30 • Alice Nunes
Clima Mediterrânico. Regiões de
clima Mediterrânico. A Bacia do Mediterrânico como hotspot de biodiversidade e
principais causas. Origem da flora da Bacia do Mediterrânico. A flora
Mediterrânica: riqueza de endemismos, heterogeneidade da paisagem, importância.
Alguns tipos de vegetação (ex: matos, florestas ripícolas, arribas, dunas
costeiras, deltas e lagoas costeiras, charcos temporários).