Sumários

Os carvalhais e o montado

23 Abril 2024, 15:30 Alice Nunes

A floresta portuguesa e os carvalhais. Espécies de carvalho dominantes caducifólios, marcescentes e perenifólios: características, áreas de distribuição e espécies de plantas comuns. Montados de sobro e de azinho: características, importância, distribuição, biodiversidade, serviços de ecossistema principais.


Clima, Flora e Vegetação Mediterrânica

18 Abril 2024, 13:00 Alice Nunes

Clima Mediterrânico. Regiões de clima Mediterrânico. A Bacia do Mediterrânico como hotspot de biodiversidade e principais causas. Origem da flora da Bacia do Mediterrânico. A flora Mediterrânica: riqueza de endemismos, heterogeneidade da paisagem, importância. Alguns tipos de vegetação (ex: matos, florestas ripícolas, arribas, dunas costeiras, deltas e lagoas costeiras, charcos temporários).


Introdução à Nomenclatura das Plantas Vasculares

11 Abril 2024, 13:00 Alice Nunes

Sistemática biológica ou Taxonomia. Nomenclatura. Nomes comuns e científicos de plantas. Passado da nomenclatura botânica. Código Internacional de Nomenclatura para algas, fungos e plantas. Nomenclatura biológica clássica: categorias, princípios, tipo nomenclatural, variação dos nomes científicos, sinonímia. Nomenclatura de plantas cultivadas.