Sumários
Ambiente, evolução e adaptação (continuação)
15 Abril 2019, 12:00 • Jorge Manuel Mestre Marques Palmeirim
Ambiente, evolução e adaptação (continuação):
Estratégias de reprodução (respostas à predação)
Estratégias de reprodução (respostas à disponibilidade de recursos)
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2018/2019)
12 Abril 2019, 17:00 • Jorge Manuel Mestre Marques Palmeirim
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2018/2019)
Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2018/2019.
O objectivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.
Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para seleccionar o tema do seu projecto e dar instruções sobre a preparação do plano respectivo. Seguidamente, os alunos escreverão uma proposta de projecto, que deverá ser discutida numa segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento revisto.
Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de 6 dias. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelo docente em pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projecto do seu grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma tarde. O objectivo desta obrigação é diversificar a experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de projetos e técnicas de trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os docentes com o objectivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos poderão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de congressos científicos.
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2018/2019)
12 Abril 2019, 14:00 • Jorge Manuel Mestre Marques Palmeirim
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2018/2019)
Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2018/2019.
O objectivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.
Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para seleccionar o tema do seu projecto e dar instruções sobre a preparação do plano respectivo. Seguidamente, os alunos escreverão uma proposta de projecto, que deverá ser discutida numa segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento revisto.
Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de 6 dias. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelo docente em pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projecto do seu grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma tarde. O objectivo desta obrigação é diversificar a experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de projetos e técnicas de trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os docentes com o objectivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos poderão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de congressos científicos.
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2018/2019)
12 Abril 2019, 12:00 • Jorge Manuel Mestre Marques Palmeirim
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2018/2019)
Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2018/2019.
O objectivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.
Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para seleccionar o tema do seu projecto e dar instruções sobre a preparação do plano respectivo. Seguidamente, os alunos escreverão uma proposta de projecto, que deverá ser discutida numa segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento revisto.
Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de 6 dias. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelo docente em pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projecto do seu grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma tarde. O objectivo desta obrigação é diversificar a experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de projetos e técnicas de trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os docentes com o objectivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos poderão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de congressos científicos.
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2018/2019)
12 Abril 2019, 10:00 • Jorge Manuel Mestre Marques Palmeirim
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2018/2019)
Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2018/2019.
O objectivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.
Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para seleccionar o tema do seu projecto e dar instruções sobre a preparação do plano respectivo. Seguidamente, os alunos escreverão uma proposta de projecto, que deverá ser discutida numa segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento revisto.
Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de 6 dias. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelo docente em pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projecto do seu grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma tarde. O objectivo desta obrigação é diversificar a experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de projetos e técnicas de trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os docentes com o objectivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos poderão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de congressos científicos.