Sumários

Práticas EAT pós COVID

29 Maio 2020, 17:00 Jorge Manuel Mestre Marques Palmeirim

Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2019/2020.

            O objetivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.

            A situação atual de pandemia provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19) obrigou a alterações significativas ao plano das aulas práticas inicialmente previsto (e descrito nos sumários anteriores).

Assim, os alunos poderão manter os grupos de trabalho (5 a 7 alunos) já definidos, mas terão que trabalhar remotamente utilizando meios de videoconferência ou outros semelhantes, e o trabalho será organizado de acordo com o formato que se descreve abaixo.

Seguindo os temas e sugestões que foram abordados numa aula teórica prévia, os alunos deverão escrever uma proposta de plano de trabalhos que deverá ser enviada aos docentes. Posteriormente, serão realizadas reuniões por videoconferência com cada um dos grupos, onde se analisará a proposta de plano de trabalhos enviada. Após essa reunião cada grupo deverá fazer os ajustes necessários à sua proposta inicial e enviar aos docentes uma proposta final e detalhada do seu projeto.

           A recolha de dados de campo inicialmente prevista foi cancelada e os alunos terão agora que enviar aos docentes uma ou mais tabelas com as entradas relativas aos dados que esperavam recolher. Essa tabela será preenchida pelos docentes com dados simulados e reenviada para os alunos para que possam prosseguir para a fase de análise de dados e apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, está a ser planeada a possibilidade dos alunos fazerem uma apresentação por videoconferência dos seus projetos à turma, seguindo um formato semelhante ao de congressos científicos.


Práticas EAT pós COVID

29 Maio 2020, 14:00 Jorge Manuel Mestre Marques Palmeirim

Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2019/2020.

            O objetivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.

            A situação atual de pandemia provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19) obrigou a alterações significativas ao plano das aulas práticas inicialmente previsto (e descrito nos sumários anteriores).

Assim, os alunos poderão manter os grupos de trabalho (5 a 7 alunos) já definidos, mas terão que trabalhar remotamente utilizando meios de videoconferência ou outros semelhantes, e o trabalho será organizado de acordo com o formato que se descreve abaixo.

Seguindo os temas e sugestões que foram abordados numa aula teórica prévia, os alunos deverão escrever uma proposta de plano de trabalhos que deverá ser enviada aos docentes. Posteriormente, serão realizadas reuniões por videoconferência com cada um dos grupos, onde se analisará a proposta de plano de trabalhos enviada. Após essa reunião cada grupo deverá fazer os ajustes necessários à sua proposta inicial e enviar aos docentes uma proposta final e detalhada do seu projeto.

           A recolha de dados de campo inicialmente prevista foi cancelada e os alunos terão agora que enviar aos docentes uma ou mais tabelas com as entradas relativas aos dados que esperavam recolher. Essa tabela será preenchida pelos docentes com dados simulados e reenviada para os alunos para que possam prosseguir para a fase de análise de dados e apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, está a ser planeada a possibilidade dos alunos fazerem uma apresentação por videoconferência dos seus projetos à turma, seguindo um formato semelhante ao de congressos científicos.


Práticas EAT pós COVID

29 Maio 2020, 12:00 Jorge Manuel Mestre Marques Palmeirim

Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2019/2020.

            O objetivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.

            A situação atual de pandemia provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19) obrigou a alterações significativas ao plano das aulas práticas inicialmente previsto (e descrito nos sumários anteriores).

Assim, os alunos poderão manter os grupos de trabalho (5 a 7 alunos) já definidos, mas terão que trabalhar remotamente utilizando meios de videoconferência ou outros semelhantes, e o trabalho será organizado de acordo com o formato que se descreve abaixo.

Seguindo os temas e sugestões que foram abordados numa aula teórica prévia, os alunos deverão escrever uma proposta de plano de trabalhos que deverá ser enviada aos docentes. Posteriormente, serão realizadas reuniões por videoconferência com cada um dos grupos, onde se analisará a proposta de plano de trabalhos enviada. Após essa reunião cada grupo deverá fazer os ajustes necessários à sua proposta inicial e enviar aos docentes uma proposta final e detalhada do seu projeto.

           A recolha de dados de campo inicialmente prevista foi cancelada e os alunos terão agora que enviar aos docentes uma ou mais tabelas com as entradas relativas aos dados que esperavam recolher. Essa tabela será preenchida pelos docentes com dados simulados e reenviada para os alunos para que possam prosseguir para a fase de análise de dados e apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, está a ser planeada a possibilidade dos alunos fazerem uma apresentação por videoconferência dos seus projetos à turma, seguindo um formato semelhante ao de congressos científicos.


Práticas EAT pós COVID

29 Maio 2020, 10:00 Jorge Manuel Mestre Marques Palmeirim

Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2019/2020.

            O objetivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.

            A situação atual de pandemia provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19) obrigou a alterações significativas ao plano das aulas práticas inicialmente previsto (e descrito nos sumários anteriores).

Assim, os alunos poderão manter os grupos de trabalho (5 a 7 alunos) já definidos, mas terão que trabalhar remotamente utilizando meios de videoconferência ou outros semelhantes, e o trabalho será organizado de acordo com o formato que se descreve abaixo.

Seguindo os temas e sugestões que foram abordados numa aula teórica prévia, os alunos deverão escrever uma proposta de plano de trabalhos que deverá ser enviada aos docentes. Posteriormente, serão realizadas reuniões por videoconferência com cada um dos grupos, onde se analisará a proposta de plano de trabalhos enviada. Após essa reunião cada grupo deverá fazer os ajustes necessários à sua proposta inicial e enviar aos docentes uma proposta final e detalhada do seu projeto.

           A recolha de dados de campo inicialmente prevista foi cancelada e os alunos terão agora que enviar aos docentes uma ou mais tabelas com as entradas relativas aos dados que esperavam recolher. Essa tabela será preenchida pelos docentes com dados simulados e reenviada para os alunos para que possam prosseguir para a fase de análise de dados e apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, está a ser planeada a possibilidade dos alunos fazerem uma apresentação por videoconferência dos seus projetos à turma, seguindo um formato semelhante ao de congressos científicos.


Práticas EAT pós COVID

29 Maio 2020, 08:00 Jorge Manuel Mestre Marques Palmeirim

Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2019/2020.

            O objetivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.

            A situação atual de pandemia provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19) obrigou a alterações significativas ao plano das aulas práticas inicialmente previsto (e descrito nos sumários anteriores).

Assim, os alunos poderão manter os grupos de trabalho (5 a 7 alunos) já definidos, mas terão que trabalhar remotamente utilizando meios de videoconferência ou outros semelhantes, e o trabalho será organizado de acordo com o formato que se descreve abaixo.

Seguindo os temas e sugestões que foram abordados numa aula teórica prévia, os alunos deverão escrever uma proposta de plano de trabalhos que deverá ser enviada aos docentes. Posteriormente, serão realizadas reuniões por videoconferência com cada um dos grupos, onde se analisará a proposta de plano de trabalhos enviada. Após essa reunião cada grupo deverá fazer os ajustes necessários à sua proposta inicial e enviar aos docentes uma proposta final e detalhada do seu projeto.

           A recolha de dados de campo inicialmente prevista foi cancelada e os alunos terão agora que enviar aos docentes uma ou mais tabelas com as entradas relativas aos dados que esperavam recolher. Essa tabela será preenchida pelos docentes com dados simulados e reenviada para os alunos para que possam prosseguir para a fase de análise de dados e apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, está a ser planeada a possibilidade dos alunos fazerem uma apresentação por videoconferência dos seus projetos à turma, seguindo um formato semelhante ao de congressos científicos.