Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre
3 Março 2023, 17:00 • Ana Isabel Leal
Devido à natureza da cadeira as aulas práticas
de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar
com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as
recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho
desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar
2022-2023.
O objetivo da componente prática da
cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e
aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento,
recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito
e apresentação oral.
Os alunos serão divididos em grupos (5 a 6 alunos) cujo trabalho será
organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma
reunião inicial com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu projeto e
dar instruções sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente, os alunos
escreverão uma proposta de projeto, que deverá ser discutida numa segunda
sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os
alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento
revisto.
Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos
previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de cerca de 6
dias. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados os
grupos têm de trabalhar a grande maior parte das horas de luz do dia. A recolha
de dados será acompanhada pelos docentes em pequenas reuniões com cada grupo ao
longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para além da
recolha de dados para o projeto do seu grupo, cada aluno tem de se integrar
noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma tarde. O
objetivo é diversificar a experiência prática dos alunos, que assim contactam
com um maior número de projetos e técnicas de trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os
docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação
dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de
manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos poderão fazer uma
apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de
congressos científicos.