Métodos de Ensino e Avaliação
A Unidade Curricular será baseada em: 1) Sessões teóricas suportadas por apresentações elaboradas em power-point e sessões teórico-práticas, algumas das quais para análise de dados com recurso a software específico. 2) Participação de oradores convidados de reconhecido mérito na área. 3) Projecção de documentários seguidos de discussão. 4) Debates sobre os temas abordados nas aulas. 5) Saída de campo (5 dias completos, incluindo estadia). 6) Sessões de esclarecimento de dúvidas e de apoio à realização do trabalho prático. Caso a situação sanitária do país se degrade e as aulas presenciais sejam limitadas ou mesmo suspensas, serão aplicadas as medidas incluídas no "Plano de Contingência em Ciências COVID-19", nomeadamente a adopção do modelo Síncrono Não Presencial (MSNP), com recurso a ferramentas de videoconferência. A realização da saída de campo também dependerá da existência de condições sanitárias adequadas para garantir a segurança dos alunos. A avaliação da Unidade Curricular consistirá de duas componentes: 1) Trabalho escrito (sob a forma de artigo científico) e apresentação oral (suportada por uma apresentação powerpoint) do trabalho desenvolvido em grupo, usando como modelo biológico os mamíferos. 2) Exame escrito, individual, com questões que cobrem a matéria apresentada ao longo da disciplina. Em ambos os elementos de avaliação (exame escrito e trabalho escrito) a nota mínima para aprovação na Unidade Curricular é de 9 (nove) valores. A classificação final da Unidade Curricular consistirá na média da classificação do exame escrito e do trabalho escrito (incluindo a apresentação oral). A melhoria da classificação consistirá na média da classificação do novo exame e da classificação do trabalho escrito entregue na primeira avaliação.