Sumários
Métodos de Amostragem de Animais
11 Março 2025, 11:00 • Ricardo Jorge Lopes
Conceitos
- Importância da monitorização de populações animais em ecologia.
- Diferenças entre métodos absolutos versus métodos relativos.
- Diferenças entre métodos de Observação Direta versus métodos indiretos.
Aprendizagem ativa - Inquérito sobre os métodos mais conhecidos pelos estudantes.
- Principais Métodos de Monitorização.
- Novas abordagens tecnológicas.
- Desenho da amostragem.
- Enviesamentos e potenciais fontes de erro na monitorização (e.g., enviesamentos do observador, efeitos do habitat).
Aprendizagem ativa - Debate sobre os tipos de enviesamentos.
Aplicação Prática – Saída de campo
Os alunos serão distribuídos em dois grupos, de modo a efetuar em paralelo as tarefas descritas a seguir. A meio, os grupos mudarão entre tarefas.
- Trabalho de campo – implementação ou demonstração de vários métodos de amostragem de artrópodes.
Aprendizagem ativa – Manipulação, implantação no campo e recolha de amostras de artrópodes.
- Trabalho de campo – avaliação no terreno da implementação de métodos de amostragem de vertebrados terrestres.
Aprendizagem ativa – Apresentação e discussão sobre os melhores métodos de amostragem para os habitats existentes no campus das FCUL.
Métodos de Amostragem de Animais
11 Março 2025, 08:00 • Ricardo Jorge Lopes
Conceitos
- Importância da monitorização de populações animais em ecologia.
- Diferenças entre métodos absolutos versus métodos relativos.
- Diferenças entre métodos de Observação Direta versus métodos indiretos.
Aprendizagem ativa - Inquérito sobre os métodos mais conhecidos pelos estudantes.
- Principais Métodos de Monitorização.
- Novas abordagens tecnológicas.
- Desenho da amostragem.
- Enviesamentos e potenciais fontes de erro na monitorização (e.g., enviesamentos do observador, efeitos do habitat).
Aprendizagem ativa - Debate sobre os tipos de enviesamentos.
Aplicação Prática – Saída de campo
Os alunos serão distribuídos em dois grupos, de modo a efetuar em paralelo as tarefas descritas a seguir. A meio, os grupos mudarão entre tarefas.
- Trabalho de campo – implementação ou demonstração de vários métodos de amostragem de artrópodes.
Aprendizagem ativa – Manipulação, implantação no campo e recolha de amostras de artrópodes.
- Trabalho de campo – avaliação no terreno da implementação de métodos de amostragem de vertebrados terrestres.
Aprendizagem ativa – Apresentação e discussão sobre os melhores métodos de amostragem para os habitats existentes no campus das FCUL.
Métodos de Amostragem de Animais
10 Março 2025, 17:00 • Ricardo Jorge Lopes
Conceitos
- Importância da monitorização de populações animais em ecologia.
- Diferenças entre métodos absolutos versus métodos relativos.
- Diferenças entre métodos de Observação Direta versus métodos indiretos.
Aprendizagem ativa - Inquérito sobre os métodos mais conhecidos pelos estudantes.
- Principais Métodos de Monitorização.
- Novas abordagens tecnológicas.
- Desenho da amostragem.
- Enviesamentos e potenciais fontes de erro na monitorização (e.g., enviesamentos do observador, efeitos do habitat).
Aprendizagem ativa - Debate sobre os tipos de enviesamentos.
Aplicação Prática – Saída de campo
Os alunos serão distribuídos em dois grupos, de modo a efetuar em paralelo as tarefas descritas a seguir. A meio, os grupos mudarão entre tarefas.
- Trabalho de campo – implementação ou demonstração de vários métodos de amostragem de artrópodes.
Aprendizagem ativa – Manipulação, implantação no campo e recolha de amostras de artrópodes.
- Trabalho de campo – avaliação no terreno da implementação de métodos de amostragem de vertebrados terrestres.
Aprendizagem ativa – Apresentação e discussão sobre os melhores métodos de amostragem para os habitats existentes no campus das FCUL.
Métodos de Amostragem de Animais
10 Março 2025, 10:00 • Ricardo Jorge Lopes
Conceitos
- Importância da monitorização de populações animais em ecologia.
- Diferenças entre métodos absolutos versus métodos relativos.
- Diferenças entre métodos de Observação Direta versus métodos indiretos.
Aprendizagem ativa - Inquérito sobre os métodos mais conhecidos pelos estudantes.
- Principais Métodos de Monitorização.
- Novas abordagens tecnológicas.
- Desenho da amostragem.
- Enviesamentos e potenciais fontes de erro na monitorização (e.g., enviesamentos do observador, efeitos do habitat).
Aprendizagem ativa - Debate sobre os tipos de enviesamentos.
Aplicação Prática – Saída de campo
Os alunos serão distribuídos em dois grupos, de modo a efetuar em paralelo as tarefas descritas a seguir. A meio, os grupos mudarão entre tarefas.
- Trabalho de campo – implementação ou demonstração de vários métodos de amostragem de artrópodes.
Aprendizagem ativa – Manipulação, implantação no campo e recolha de amostras de artrópodes.
- Trabalho de campo – avaliação no terreno da implementação de métodos de amostragem de vertebrados terrestres.
Aprendizagem ativa – Apresentação e discussão sobre os melhores métodos de amostragem para os habitats existentes no campus das FCUL.
Solo-Rizosfera: a parte desconhecida.
6 Março 2025, 15:00 • Cristina Máguas