Sumários

7ª Aula

10 Abril 2017, 11:30 João Marques Silva

As aulas TP/PL continuaram o estudo do SPARQL, por acesso a endpoint e através do Protege. Iniciou-se o estudo do Protege, através da sua utilização em vários exemplos.


7ª Aula

7 Abril 2017, 11:30 João Marques Silva

As aulas TP/PL continuaram o estudo do SPARQL, por acesso a endpoint e através do Protege. Iniciou-se o estudo do Protege, através da sua utilização em vários exemplos.


16ª Aula

7 Abril 2017, 10:30 João Marques Silva

A 16ª aula (no dia 07/4) apresentou vários exemplos de utilização da Web Ontology Language (OWL2) e do Protege, ilustrando a utilização do Protege para a criação de ontologias, e como estas ontologias mapeiam em construções de OWL2. Exemplos concretos incluiram uma hierarquia de camisas e o exemplo do livro relativo a apartamentos. A aula cobriu parte de um tutorial sobre OWL2 e Protege, ilustrando a criação de propriedades e relações entre classes. Foi brevemente demonstrada a utilzação da sintace de Manchester na realização de DL Queries.As aulas TP/PL continuaram o estudo do SPARQL, por acesso a endpoint e através do Protege. Iniciou-se o estudo do Protege, através da sua utilização em vários exemplos.


15ª Aula

6 Abril 2017, 09:30 João Marques Silva

A 15ª aula (no dia 06/4) continuou o estudo da Web Ontology Language (OWL2) cobrindo as componentes da linguagem não estudadas nas aulas anteriores. Nomeadamente, foram detalhadas as componentes da linguagem OWL2 relativas a tipos axiomas de classes, axiomas de classes sobre propriedades, e também factos individuais. Foram ainda relembrados os componentes da linguagem já estudados, nomeadamente tipos de propriedades e axiomas sobre propriedades. Para cada componente da linguagem OWL2 foram apresentados exemplos ilustrativos.


Introdução ao Protégé

6 Abril 2017, 08:00 Paulo Jorge Cunha Vaz Dias Urbano

Introdução ao editor de ontologias Protégé.

Exemplo de modelização em RDF schema (Navio extraído do livro Sematic WEb for the Working Ontologist)  com uso do reasoner para inferências de classe com base no domínio e  contradomínio de propriedades. Uso de propriedade funcional,  inversamente funcional e de inversa de propriedades.