Olá a todos,

Acabei de tentar enviar para todos a nota de Répteis e Anfíbios. Usei o sistema fénix e espero que tenha funcionado, mas nunca se sabe. Aparecerá a nota final em 1º lugar e depois a nota teórica seguida da nota do trabalho em "observações".

Notas:
1. De um modo geral achei que vocês estão bem do ponto de vista "pensamento lógico". Não há (ou há poucas) respostas disparatadas, o que é bom sinal. Mas há também poucas respostas onde se perceba "cultura geral" biológica, e que no fundo se pereceba que estudaram mais do que o mínimo (as melhores notas, acho, acabaram por ir para essas pessoas). Há que ler mais, é a mensagem. Para construir uma boa base de cultura geral.

2. Gostei bastante dos trabalhos, onde vi que se esforçaram realmente para cumprir as regras e fazer algo com ar mais profissional. Há uma série de falhas (enviei a cada grupo a minha correcção para verem onde erraram). Mas nenhuma falha é realmente grave e os trabalhos parecem um pouco mais adultos que o normal. Daí as notas tão boas, que acabaram por subir a nota individual de muitos.

3. Ainda sobre os trabalhos, a sua dificuldade e o trabalho que deram: a minha ideia para estes trabalhos era dar-vos uma indicação do que vos espera nas teses. Espero que tenham passado as seguintes mensagens:
- é crítico terem um orientador nas teses;
- muito do trabalho de análise de dados aponta para becos sem saída e isso não é grave;
- há que saber escolher com critério os resultados;
- o modo como os dados são recolhidos no campo faz a diferença entre a vida e a morte de uma tese;
- para a produção de algo com o mínimo de qualidade há sempre muito trabalho envolvido;
- é essencial respeitar as regras de escrita.
Finalmente,tenho a certeza que houve erros em algumas análises e na verdade muitos dos vossos dados não serão de confiar. Estas preocupações marcarão também a diferença durante as vossas teses, mas não há tempo para uma grande dedicação a elas durante uma disciplina. 

Bom trabalho para o resto do ano,

Rui Rebelo