Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Na unidade curricular de Energia Eólica segue-se uma metodologia de ensino que passa pela exposição das conceitos e fundamentos de base da avaliação do potencial eólico, da tecnologia de conversão existente e dos princípios-base de desenvolvimento de centrais para aproveitamento da Energia Eólica – na componente teórica da disciplina. A participação activa dos Alunos nas aulas teóricas é continuamente encorajada, fazendo-se resumos de uma discussão dos assuntos abordados no final de cada tema com suficiente autonomia (e.g. Avaliação Potencial Eólico, ou Integração da Geração Eólica na Rede Eléctrica). Nas aulas teórico-práticas os alunos (divididos em grupos mais pequenos) têm um papel mais activo, participativo e colaborativo. Estas aulas prendem-se essencialmente com a resolução de problemas (em sala de aula). Adicionalmente são ainda efectuadas aulas com trabalho computacional - individual ou em grupo - nas quais os alunos realizam exercícios de aplicação prática com recurso a dados experimentais - processamento e controlo de qualidade - preparando-os para a utilização dos modelos numéricos mais comuns no sector eólico. As ferramentas informáticas usadas nestas aulas são programas de processamento estatístico e gráfico comum (ex. excel ou similar). Com este modelo, os alunos têm a oportunidade de colocar questões, esclarecer dúvidas e debater tópicos relacionados com os conteúdos leccionados.