Sumários

Bloco B - Aula 3

23 Abril 2020, 11:00 José Pedro Granadeiro

Ecologia das populações. Organismos modulares e “unitários”. Características das populações. Factores que influenciam a distribuição geográfica, padrões de distribuição espacial. Crescimento populacional em tempo discreto: taxa de crescimento geométrico.


O efeito da temperatura na taxa metabólica dos animais ectotérmicos

23 Abril 2020, 08:00 Bruno Miguel Lourenco Pinto

Os alunos estudaram a taxa metabólica do modelo de animal ectotérmico usado nesta aula teórico-prática (o Peixe vermelho Carassius auratus) a diferentes temperaturas (9º, 18º, 24º e 32º) pela observação de filmagens de vídeo. Depois, analisaram a relação entre o número de batimentos operculares/minuto dos peixes observados e a temperatura. Aula não presencial.


Bloco B - Aula 2

21 Abril 2020, 12:00 José Pedro Granadeiro

Termoregulação nos animais poiquilotérmicos. Implicações (energéticas, ecológicas) da ectotermia e endotermia. Variações temporárias de temperatura em organismos endo-termicos: torpor, hibernação. Supercooling e sistemas radiação contracorrente. Equilíbrios osmóticos em organismos de água doce e água salgada. Regra de Allen, Bergmann e Gloger.


O efeito da temperatura na taxa metabólica dos animais ectotérmicos

20 Abril 2020, 13:00 Bruno Miguel Lourenco Pinto

Os alunos estudaram a taxa metabólica do modelo de animal ectotérmico usado nesta aula teórico-prática (o Peixe vermelho Carassius auratus) a diferentes temperaturas (9º, 18º, 24º e 32º) pela observação de filmagens de vídeo. Depois, analisaram a relação entre o número de batimentos operculares/minuto dos peixes observados e a temperatura. Aula não presencial.


O efeito da temperatura na taxa metabólica dos animais ectotérmicos

20 Abril 2020, 08:00 Bruno Miguel Lourenco Pinto

Os alunos estudaram a taxa metabólica do modelo de animal ectotérmico usado nesta aula teórico-prática (o Peixe vermelho Carassius auratus) a diferentes temperaturas (9º, 18º, 24º e 32º) pela observação de filmagens de vídeo. Depois, analisaram a relação entre o número de batimentos operculares/minuto dos peixes observados e a temperatura. Aula não presencial.