Sumários

AULA 11 [regime MSNP - plataforma zoom]

29 Outubro 2020, 10:00 Manuel Luis de Sousa Matos Lopes

 Explicação de alguns exemplos de funcionamento dos mercados recorrendo à "Cruz Marshalliana". O modelo ideal do mercado de concorrência perfeita e suas características. Modelos de concorrência imperfeita: mercado de concorrência, de concorrência monopolista, monopólios e oligopólios. Características dos vários tios de mercado. 


AULA 10 [regime MSNP - plataforma zoom]

27 Outubro 2020, 09:30 Manuel Luis de Sousa Matos Lopes

O factor racionalidade na definição das curvas de procura e oferta e o fator de equiíbrio introduzido pelos mercados. O ponto de equilíbrio entre oferta e procura: a "Cruz Marshalliana". Excesso de oferta e excesso de procura. Explicação de alguns exemplos de funcionamento dos mercados recorrendo à "Cruz Marshalliana". 


AULA 9 [regime MSNP - plataforma zoom]

22 Outubro 2020, 10:00 Manuel Luis de Sousa Matos Lopes

As leis da oferta e da procura. Factores determinantes da oferta e da procura. A elasticidade da oferta e da Procura.  Mecanismos de mercado.  Como se obtêm as curvas de procura e oferta para um mercado. Como interactuam a procura e a oferta.  O ponto de equilíbrio entre oferta e procura: a "Cruz Marshalliana".


AULA 8 [regime MSNP - plataforma zoom]

21 Outubro 2020, 14:30 Manuel Luis de Sousa Matos Lopes

Índices de preços. Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor (IHPC). A Inflação - depreciação do valor da moeda. Causas e consequências da inflação. Dados sobre a inflação em Portugal e na Europa. Análise da evolução da inflação em Portugal, na Europa e no mundo.Os Preços e os Mercados.


AULA 7 [regime MSNP - plataforma zoom]

20 Outubro 2020, 09:30 Manuel Luis de Sousa Matos Lopes

Comércio e Moeda. A Distribuição -. comércio e transporte. Circuitos de comercialização. As funções da moeda. A Moeda na actualidade. O Preço dum bem. Factores que determinam o preço. Índices de preços. Cabaz de compras do consumidor médio. Índice de Preços ao Consumidor (IPC).