Sumários

A Produção de bens e serviços: O capital, fatores de produção, produtividade e eficiência da combinação de fatores.

1 Outubro 2026, 08:00 • Elisabete Ribeiro Silva

 A produção de bens e serviços. O capital - noções e tipos de capital. A combinação dos fatores de produção. Produtividade. Análises de curto e longo prazo do efeito da combinação dos fatores de produção. A eficácia e otimização da combinação produtiva. 


Produção de bens e serviços

29 Setembro 2026, 09:00 • Elisabete Ribeiro Silva

A produção de bens e serviços. Bens - noções e classificação. Os setores de atividade económica e a sua relação com a evolução económica. Os fatores de produção: recursos naturais, trabalho e capital. A população como base de toda a atividade económica (taxa de atividade).


Consumo e a economia: Impacto das crises no consumo, fatores e padrões de consumo.

24 Setembro 2026, 08:00 • Elisabete Ribeiro Silva

O consumo como indicador da economia. O impacto das crises nos consumos e na economia. Padrões de consumo. Fatores que influenciam o consumo. Estrutura de consumo e sua evolução. A sociedade de consumo.


Necessidades e Consumo

22 Setembro 2026, 09:00 • Elisabete Ribeiro Silva

Necessidades e Consumo - motores da economia.  Necessidades: características e classificação. Noções e tipos de consumo. O consumo como indicador da economia. 


Atividade Económica

17 Setembro 2026, 08:00 • Elisabete Ribeiro Silva

Aspetos fundamentais da atividade económica. Fenómenos Sociais e Económicos. A Ciência Económica - Economia. Os Agentes Económicos. A Atividade Económica. Classificação das Atividades Económicas.