Sumários

EGRVM T8

19 Novembro 2018, 08:00 Carlos António da Silva Assis

Docente: Luís Narciso

Tema 6 – Os principais recursos vivos marinhos.

Princípios gerais de aquacultura 2. Intensidade do cultivo (extensivo, intensivo e semi-intensivo) 3. Renovação de água (sistemas abertos, semi-abertos e fechados). Fluxos energéticos em sistemas naturais e artificiais tendências. Marketing.

 

Docente: Carlos A. Assis

Tema 7 – Aproveitamento dos Recursos Vivos Marinhos

As várias formas segundo as quais os recursos vivos marinhos são aproveitados pela população humana: alimentação (consumo em fresco, aquacultura e conservas); pesca recreativa e desportiva; isco; adubo; farinação; rações; aquariofilia; terapêutica e farmacologia; peças decorativas, lembranças e amuletos; indústria da moda e acessórios.


EGRVM TP 5

12 Novembro 2018, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Docente: Carlos A. Assis

Exploração dos recursos das páginas da www disponíveis para a realização de trabalhos no âmbito dos recursos vivos marinhos.


EGRVM T7

12 Novembro 2018, 08:00 Carlos António da Silva Assis

Docente: Luís Narciso

Tema 6 – Os principais recursos vivos marinhos.

Produção aquícola nacional, europeia e mundial

Princípios gerais de aquacultura: 1. Tipos de estruturas (tanques de terra, tanques artificiais, cultivos suspensos e plataforma, jaulas)


EGRVM T6

5 Novembro 2018, 08:00 Carlos António da Silva Assis

Docente: Luís Narciso

Tema 6 – Os principais recursos vivos marinhos.

Historial da aquacultura.  Domesticação de animais com interesse aquícola. Comparação entre aquacultura e pecuária. Objetivos da produção aquícola.

 

Docente: Carlos A. Assis

Tema 6 – Os principais recursos vivos marinhos.

Variação das capturas de pescado efectuadas pela frota portuguesa e do montante apurado por via da sua venda em lota, ao longo do tempo (1950 – 2010), quantidade (peso) total, por espécie, por grupo funcional, por tipo (descargas e rejeições), por tipo de registo (declarada e não declarada), por tipo de pesca (industrial, artesanal, de subsistência e recreativa) e por região oceânica.

Variação do total de pescado descarregado em Portugal e valor de venda entre 1990 e 2014.

O peixe descarregado em Portugal e o valor obtido por via da sua venda.

As principais espécies de peixes descarregadas em Portugal, suas características, distribuição, hábitos e valor; artes utilizadas na sua captura.

Os moluscos descarregados em Portugal e o valor obtido por via da sua venda.

As principais espécies de moluscos descarregadas em Portugal, suas características, distribuição, hábitos e valor; artes utilizadas na sua captura.

Os crustáceos descarregados em Portugal e o valor obtido por via da sua venda.

As principais espécies de crustáceos descarregadas em Portugal, suas características, distribuição, hábitos e valor; artes utilizadas na sua captura.

As principais espécies produzidas em aquacultura em Portugal desde os anos de 1980.

As principais espécies produzidas em aquacultura em Portugal em 2014.

Variação da produção de dourada, robalo, pregado, ameijoa, berbigão, mexilhão e ostra em Portugal desde a década de 1980.


EBRVM TP 4

29 Outubro 2018, 12:00 Carlos António da Silva Assis

Docente: Carlos A. Assis

Tema 5 – Instrumentos de pesca: artes e embarcações.

Discussão sobre os prós e os contras da utilização dos vários tipos de artes de pesca sob vários pontos de vista diferentes, com particular destaque para a alteração da composição das comunidades, a destruição de habitat, as capturas colaterais e a pesca-fantasma.
Trabalhos de grupo: conversa com os alunos sobre o progresso dos trabalhos de grupo.