Sumários

T4_Vegetal- Embriogénese zigótica e somática

9 Dezembro 2025, 13:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

T4_Vegetal-  Embriogénese zigótica e somática. A semente. Sua importância. Apomixia


T3_Vegetal_Embriogénese zigótica nas Angiospérmicas

2 Dezembro 2025, 13:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

T3_Vegetal- Embriogénese zigótica nas Angiospérmicas (Dicotiledóneas e Monocotiledóneas). Estádios de embriogénese zigótica. 


T2_Vegetal_Embriogénese em Gimnospérmicas

25 Novembro 2025, 13:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

T2_Vegetal_Embriogénese em Gimnospérmicas. Embriogénese nas plantas vasculares sem semente (pteridófitos). Embriogénese zigótica nas Gimnospérmicas e sistema de poliembriogénese


T1_Vegetal_ Conceitos importantes

24 Novembro 2025, 16:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Teórica 1_Vegetal- Conceitos: A célula vegetal, totipotência, padrões de divisão. A célula vegetal e as suas características fundamentais: Parede celular e ausência de mobilidade (migração celular). A comunicação celular e sua importância na aquisição de competências. As plantas como organismos sedentários. Alguns conceitos importantes: Topologia e morfogénese; Citodiferenciação e totipotência. Embriogénese zigótica e somática.


Epitélios de Revestimento

28 Outubro 2025, 13:00 Gabriela Rodrigues

Epitélios de Revestimento: simples, pseudo-estratificados e estratificados (epiderme).