Sumários
Organogénese em galinha
31 Outubro 2016, 10:00 • Paula Cristina Simões
Continuação do estudo da organogénese em galinha. Regionalização da endoderme e as suas primeiras fases de diferenciação. Anexos embrionários. Observação de embriões de Aves em preparações definitivas.
Diferenciação da mesoderme
28 Outubro 2016, 15:00 • Paula Cristina Simões
Regionalização da mesoderme e as suas primeiras fases de diferenciação. Início do estudo da organogénese em galinha. Observação de embriões de Anfíbios e Aves em preparações definitivas.
AulaT6_DerivEcto_Neurul_E&H1617 e AulaT7_Deriv_Mesoderme_E&H1617
28 Outubro 2016, 10:30 • Gabriela Rodrigues
Crista Neural: transplantes codorniz-galinha (Nicole le Douarin).
Derivados da Ectoderme: epiderme, anexos cutâneos e glândulas.
AulaT7_Deriv_Mesoderme_E&H1617: Derivados da Mesoderme: generalidades sobre as diferentes linhagens (cefálica; dorsal; paraxial, intermédia e lateral); diferenciação dos sómitos em dermamiótomo e esclerótomo; factores que estão na base desta diferenciação; lábios epaxial e hipaxial do
dermamiótomo, membro.
AulaT6_DerivEcto_Neurul_E&H1617
27 Outubro 2016, 12:00 • Gabriela Rodrigues
Diferenciação do Tubo Neural: diferenciação dos progenitores e neuroblastos divisões simétricas e assimétricas; formação da hipófise e do olho (vesícula e cúpula óptica; cristalino e córnea).
Crista Neural: Indução, migração pelas visas dorsal e ventral; derivados da crista neural e nível craniano, cardíaco e do tronco.
Diferenciação da mesoderme
25 Outubro 2016, 11:00 • Paula Cristina Simões
Regionalização da mesoderme e as suas primeiras fases de diferenciação. Início do estudo da organogénese em galinha. Observação de embriões de Anfíbios e Aves em preparações definitivas.