Sumários

Revisões para o teste

28 Outubro 2025, 08:30 Jorge Correia

Aula de revisões e esclarecimento de dúvidas para o primeiro teste. Aula dada por ambos os docentes.


Região interfacial; Revisões

23 Outubro 2025, 09:00 Jorge Correia

Região interfacial: Anisotropia e heterogeneidade na região de fronteira de uma fase electrolítica. Processo de estabelecimento de uma dupla camada electrificada e de desenvolvimento de uma diferença de potencial interfacial. Magnitude da intensidade do campo eléctrico na interface. Resolução de exercício com aplicação da equação de Nernst. Exercício para resolver individualmente na sala de aula. 


Dia da Investigação

22 Outubro 2025, 14:00 Jorge Correia

Dia da Investigação - Não houve aula


Potencial e células electroquímicas.

21 Outubro 2025, 08:30 Ana Pimenta da Gama da Silveira Viana

Potencial de junção líquida e sua minimização pelo uso de ponte salina. Potencial de membrana e células galvânicas de concentração. Resolução de exercícios.


Potencial e células electroquímicas.

16 Outubro 2025, 09:00 Ana Pimenta da Gama da Silveira Viana

Potencias padrão de eléctrodo, eléctrodos de referência e interconversão de valores de potencial face a diferentes eléctrodos de referência. Células galvânicas: processo de cementação metálica por deslocamento galvânico.